CASSEPEDRO uma cooperativa ao serviço da região

Confagri 18 Set 2018

 

Associada da CONFAGRI por via da FENAFLORESTA, da FENAPECUÁRIA e da FENAPÍCOLA.

Numa altura em que a actual direcção da Cassepedro – Cooperativa Agro-Pecuária de S. Pedro do Sul, CRL – dirige os destinos da instituição há cerca de ano e meio, Cristiano de Paiva Páscoa, presidente do Conselho de Administração, faz-nos um balanço positivo deste início de mandato, que termina em 2021. Constituída a 19 de Fevereiro de 1981, por onze notáveis sampedrenses, é uma Cooperativa que está ao serviço dos produtores pecuários e dos agricultores, servindo muitas vezes como local de encontro, de partilha de informações e de boas práticas. 

Associada da CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal C.C.R.L. – a Cassepedro em muito tem beneficiado os agricultores deste concelho.

Já o envelhecimento da população é algo que preocupa, mas a instituição está bem e recomenda-se, apresentando resultados líquidos estáveis.

 

As valências

Mas que tipo de serviços presta a Cassepedro? Questionamos Cristiano de Paiva Páscoa, que nos falou de quatro valências distintas.

São elas: a Secção do Apoio ao Agricultor, que presta aconselhamento e acompanhamento na inscrição de subsídios agrícolas, feito pelo engenheiro agrônomo Luís Costa.

A Secção de OPP/ADS – Organização dos Agricultores Pecuários / Sanidade Animal – garante o controlo sanitário de todos os bovinos e pequenos ruminantes (caprinos e ovinos). Esta secção está vocacionada para o concelho de S. Pedro do Sul e tem como responsável o veterinário Daniel Correia.

A formação profissional é outra das valências que permite proporcionar a todos os agricultores / produtores pecuários a frequência de acções de formação, designadamente, na área de aplicação de produtos fitofármacos.

Prevê-se que, a curto prazo, tenha início o curso de COTES- Conduzir e Operar Tractores em Segurança.

Por último, há a Secção Comercial de Compra / Venda que é apenas para os associados. Nesta valência, têm à disposição vários bens oriundos de agricultores locais, nomeadamente o milho, o feijão e o mel. Para além disso, comercializam produtos variados, não só para a produção agrícola, pecuária e florestal, mas também vinho, pellets e demais alfaias agrícolas. A responsabilidade desta secção é de Sebastião Oliveira. No momento os associados já ultrapassam os 2 500.

«É essencial para todos os agricultores / produtores, sendo um espaço onde podem recorrer para requerer apoio agrícola, pecuário e florestal»

Em termos gerais, Cristiano de Paiva Páscoa demonstrou-se apreensivo, visto que «a população está envelhecida» e, como tal, contribui para o «visível abandono de terrenos agrícolas». Contudo, confessa que, se nos últimos 2 anos a Cassepedro «sentiu um pequeno declive, percebemos que atualmente os resultados líquidos estão estáveis».

Tudo isto, segundo o responsável, está a ser possível «dada a maior dinâmica que temos vindo a criar, através das alterações que temos feito internamente, o que está a dar frutos».

Sobre a importância da Cassepedro no território onde está inserida, Cristiano de Paiva Páscoa refere que «É essencial para todos os agricultores / produtores, sendo um espaço onde podem recorrer para requerer todo o tipo de apoio agrícola, pecuário e florestal».

O Presidente do Conselho de Administração acrescenta que a procura de serviços não provém apenas do concelho sampedrense, mas de outros municípios como Vouzela, Oliveira de Frades, Castro D´Aire e Viseu, por exemplo.

Fonte: Notícias de Vouzela

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI