A Comissão Europeia lançou uma consulta pública ao longo de três meses e a terminar a 20 de Abril, para recolher as opiniões dos cidadãos e das partes interessadas sobre os programas de desenvolvimento rural implementados entre 2007 e 2013.
O objetivo desta ampla consulta é avaliar o que funcionou ou não ao longo deste período de forma a melhorar a programação do desenvolvimento rural no futuro. Entre as perguntas encontram-se se os inquiridos acreditam que os programas de desenvolvimento rural melhoram a competitividade da agricultura e silvicultura, contribuem para melhorar o ambiente, melhoram a qualidade devida nas zonas rurais e ajudam a diversificar a economia rural e se os programas oferecem uma boa relação qualidade-preço.
As contribuições coletadas serão utilizadas para a preparação de propostas legislativas a apresentar futuramente pela Comissão no final do ano sobre o futuro da Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020.
Um orçamento comunitário de 98 mil milhões de euros foi destinado ao desenvolvimento rural nos 28 Estados-membros entre 2007 e 2013, comum aumento orçamental de dois mil milhões de euros para 2014-2020. Os projetos cofinanciados podem abarcar desde o apoio a pequenas empresas em áreas rurais até investimentos em agroturismo e capacitação para jovens agricultores.
Fonte: Agrodigital