Centro de Investigação de Montanha formalização de protocolo para Valorização dos Azeites da variedade Santulhana

Confagri 02 Out 2020

Fonte: gazetarural.com

O Instituto Politécnico de Bragança, através do Centro de Investigação de Montanha, vai formalizar um protocolo com as Câmaras Municipais de Bragança e Vimioso que prevê o estudo dos azeites da variedade de oliveira Santulhana, que apesar de originária da região norte do distrito de Bragança, é ainda muito pouco conhecida.

A assinatura decorre esta sexta, dia 2 de outubro pelas 17 horas no Auditório Dionísio Gonçalves da Escola Superior Agrária e no final está prevista uma degustação e prova comentada de azeites da variedade Santulhana.

Este protocolo, no valor de 60 000€, é o reconhecimento das competências do CIMO-IPB na área da
olivicultura e do azeite, que muito têm contribuído para o desenvolvimento do setor na região norte do País. Através do estudo vai ser possível caracterizar os azeites da variedade santulhana para que possam depois ser valorizados como azeites varietais e eventualmente criar uma marca de proteção da variedade.

Dominante em muitas freguesias dos concelhos de Bragança e Vimioso, a variedade de oliveira santulhana tem despertado grande interesse entre os agentes ligados à fileira olivícola, numa perspetiva de valorização dos seus azeites.

A assinatura do protocolo conta com a presença do Presidente do Instituto Politécnico de Bragança,
Orlando Rodrigues, o Coordenador do Centro de Investigação de Montanha, José Alberto Pereira, com o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, e o Presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI