“Chefs” estrangeiros com estrelas Michelin em Portugal para descobrir os azeites do Alentejo

Confagri 04 Dez 2018

Esta iniciativa contará com 12 participantes, provenientes de cinco mercados estratégicos para o azeite do Alentejo: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Dinamarca e Suécia.

A partir desta terça-feira e até dia 7 de dezembro, próxima sexta-feira, a região do Alentejo vai ser a anfitriã de uma viagem gastronómica que traz a Portugal “chefs” de restaurantes premiados pelo Guia Michelin, degustadores de azeite e críticos gastronómicos internacionais.

Esta iniciativa, organizada pelo CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, tem como objetivo dar a conhecer o azeite do Alentejo no seu estado puro e como ingrediente essencial da dieta mediterrânica.

Geovane Carneiro, braço direito de Alex Atala e ”chef” executivo do restaurante brasileiro D.O.M (duas estrelas Michelin), é um dos participantes neste “tour” gastronómico, que contará ainda com a presença, entre outros, de Ian Doyle (‘headchef’ no Oaxen Krog, na Suécia, que ostenta igualmente duas estrelas Michelin).

O restaurante sueco Alöe e o dinamarquês Substans, ambos detentores de uma estrela Michelin, estarão também representados pelos seus “chefs”, respetivamente, Emanuel Tärnqvist e Jeff O’Neill.

«No grupo de 12 participantes, provenientes de cinco mercados estratégicos para o azeite do Alentejo, nomeadamente, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Dinamarca e Suécia, marcará também presença o norte-americano Curtis Cord, “sommelier” profissional de azeites, que, para além de editor do portal “Olive Oil Times”, fonte de informação do setor mais lida do mundo, é também presidente do conceituado concurso mundial NYIOOC – New York International Olive Oil Competition, destaca um comunicado do CEPAAL.

O mesmo documento acrescenta que «à semelhança da edição anterior deste “tour” gastronómico, que decorreu em abril passado, o programa inclui visitas a olivais e lagares, provas de azeite e degustação de pratos, inspirados e harmonizados com os azeites do Alentejo, região com uma paisagem rica e diversificada, onde se produz 78 por cento do azeite em Portugal (campanha 2017/2018).

Simultaneamente, irá decorrer no “lounge premium” da TAP, no aeroporto de Lisboa, uma ação de degustação dos Azeites do Alentejo.

Esta iniciativa é organizada no âmbito do projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, através do qual o CEPAAL pretende reforçar a sua estratégia de promoção externa e dar a conhecer a novos mercados o azeite do Alentejo e as empresas produtoras.

«O objetivo é contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade coletiva a este produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao setor», explica o CEPPAL.

O projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos” é cofinanciado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de cerca de 320 mil euros, dos quais cerca de 256 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Fonte: jornaleconómico

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