Comunicado FENAPÍCOLA – COVID-19

Confagri 18 Mar 2020

A partir do dia de ontem a França exige confinamento quase total de todos os seus cidadãos, que só poderão sair à rua por motivos de primeira necessidade, anunciou o presidente Emmanuel Macron.

Hoje reúne o Conselho de Estado para analisar o eventual estado de emergência em Portugal devido à pandemia de Covid-19. As medidas previstas para Portugal serão semelhantes, numa óptica de prevenção.

Neste contexto, a FENAPÍCOLA atenta à situação atual, defende que as suas cooperativas e associações associadas devem reduzir ao mínimo o contacto com os seus sócios, propondo que as suas instalações estejam encerradas e que não sejam iniciadas novos contactos para a instalação de novos apiários ou alterações aos existentes. Porém, a circulação dos apicultores de forma a cumprirem os tratamentos sanitários obrigatórios e maneio apícola, terão de ser mantidos de forma a não pôr em causa a produção.

Defende ainda que a exportação de mel seja garantida, ou seja que os bens alimentares seja concedida uma autorização especial para a sua exportação, garantido as suas associadas todas as regras de acondicionamento e desinfecção necessárias.

Aproveitamos para desejar sabedoria, calma e sabemos o empenho que a ministra da agricultura e o secretário de estado têm dado nesta situação.

Presidente da FENAPÍCOLA

Albino Gaspar

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI