CONFAGRI alerta: “Coimas” não salvam vidas

Confagri 30 Nov 2020

Na sequência das alterações aprovadas ao Código da Estrada, a CONFAGRI alerta que não se combate o problema da sinistralidade envolvendo veículos agrícolas com coimas. Em primeiro lugar há que reconhecer que o parque de tratores e máquinas agrícolas está muito envelhecido: cerca de 50% dos tratores tem mais de 20 anos e estão homologados sem estruturas de proteção anti-reviramento.

Por outro lado, considerando que a maioria dos acidentes mortais com tratores e máquinas agrícolas ocorre em contexto de “Acidente com Veículo Agrícola em Propriedade Privada”, a aplicação de coimas é ineficaz.

O combate da sinistralidade com veículos agrícolas e máquinas agrícolas é urgente.

Para a CONFAGRI, o problema só será resolvido com eficácia com:

  • Desenvolvimento de software para desenho e construção de estruturas de proteção anti-reviramento, com homologação automática, para tratores antigos;
  • Programa especifico de abate e substituição de tratores;
  • Formação e sensibilização de agricultores e operadores de máquinas.
Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI