Confagri critica “fundamentalismo” de “iluminados” contra produção pecuária

Confagri 31 Jan 2020

Fonte: 24.sapo.pt/MadreMedia/Lusa

O secretário-geral da Confagri, Francisco Silva, criticou hoje, em Esposende, os “iluminados” responsáveis pela “campanha difamatória” contra a produção pecuária, sublinhando que se trata de um “fundamentalismo inaceitável”.

Em declarações à Lusa, à margem do Encontro Nacional de Técnicos da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e de Crédito Agrícola de Portugal (Confagri), Francisco Silva vincou a necessidade de “combater frontalmente” aquela campanha, em nome da defesa da economia nacional.

“Há uns iluminados que criam umas ideias com intenção de assustar as pessoas […]. Na Confagri e estruturas associadas não podemos aceitar isso e temos de rejeitar liminarmente a campanha difamatória que há contra as nossas organizações, contra a produção de carne e contra a produção de leite”, referiu.

O responsável disse estar a referir-se aos movimentos veganos e às propostas, designadamente do PAN, de “aumento de impostos para produção de animais”.

Para Francisco Silva, são “modernices” que assumem a forma de “uma campanha contra a produção pecuária” e que são “absolutamente inaceitáveis”. 

Por isso, instou o setor agrícola e pecuário a “fazer ver a realidade das coisas”, mostrando as qualidades e as virtualidades da sua produção.

“É um combate que temos pela frente, contra gente que parece que pretende destruir a economia portuguesa mais do que outra coisa qualquer e ser simpática em alguns meios”, disse, aludindo a “iluminados que, de um momento para o outro, querem alterar” o modo de alimentação “que vem de gerações”.

De resto, Francisco Silva apontou a questão climática, designadamente a falta de água, como o grande desafio que a agricultura portuguesa tem de enfrentar.

“O nosso país, ao longo de muitos anos, tem gerido muito mal o recurso água, que cada vez é mais fundamental na agricultura. O país tem de ter uma estratégia implacável em relação à captação e gestão da água, se não vamos ter sérios problemas, que já temos e que se vão agudizar no futuro”, alertou.

Ao Governo, a Confagri pede, sobretudo, que “negoceie bem” a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) que está sobre a mesa, para “garantir os apoios” que considera que a agricultura portuguesa merece.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI