Requalificação inclusiva e upSkilling – Rumo a um setor agroalimentar e veterinário competitivo: agenda europeia Estratégica
Sobre o projeto
Iniciou em 1 de Setembro o projeto I-restart cujo objetivo é o de requalificar a mão-de-obra nos setores agroalimentar e veterinário. Pretende-se também formar envolver alguns estudantes que desejam entrar no mercado de trabalho agroalimentar, melhorando suas capacidades digitais e facilitando a transição para a iniciativa Green Deal.
Será estabelecida uma forte ligação com a iniciativa Pact for Skills (Pacto pelas Competências), para tornar os conteúdos úteis para os membros que irão implementar o pacto.
A CONFAGRI faz parte de um consórcio de 29 parceiros de 11 países, que identificará as competências necessárias (incluindo as urgentes) e lacunas, para criar perfis profissionais, currículos detalhados, desenhar estratégias europeias e 10 roteiros nacionais para refletem as necessidades de cada país, mantendo os padrões de qualidade da UE (ESCO, EQAVET) para abordar a mobilidade dos alunos através da Europa.
O consórcio é liderado pela Universidade de Turim, incluindo organizações de agricultores como a CONFAGRICULTURA de Itália, organizações de cooperativas como a CONFAGRI (que também é o único parceiro Portuês), as Cooperativas Agroalimentares de Espanha e a organização de cúpula Europeia das cooperativas e das associações de agricultores, a COPA-COGECA. Além destas há diversas organizações de ensino profissional, organizações Europeias do setor agroalimentar coma a FDE ou a ISEKI, Universidades como a de Turim ou a de Weiningen, entre outras.
O projeto I-RESTART parte de alguns resultados já obtidos no projeto Fields, que ainda decorre e no qual a CONFAGRI também participa.
O projeto é financiado pelo programa Erasmus +.
A reunião de arranque do projeto
O encontro dos parceiros para iniciarem o projeto decorreu na Universidade de Turim, em 1 e 2 de Setembro, onde além dos 29 parceiros esteve a representada a Comissão Europeia. A CONFAGRI, estando envolvida em todas as tarefas do projeto é coordenadora das tarefas de disseminação e comunicação, tendo apresentado aos parceiros a forma como estas tarefas serão implementadas.