Conflito Rússia-Ucrânia e as suas consequências

Confagri 02 Mai 2022

O artigo divulgado aqui é parte integrante da última edição da Revista Espaço Rural da CONFAGRI.

Excerto do artigo.

Introdução

A primeira consequência do conflito que vivemos às portas da UE foi, sem dúvida, a onda de solidariedade pelo povo ucraniano e, em particular, pelos agricultores e cooperativas da Ucrânia. Assim, no último “Praesidia” da Copa e da Cogeca todos os membros expressaram a sua solidariedade e a UNAF – Fórum Nacional Agrário Ucraniano foi aceite como organização parceira da Copa e da Cogeca.

Segurança alimentar, disponibilidade e acessibilidade de preços

Apesar disso, não podemos ignorar as consequências deste conflito nos sectores agrícolas europeus. Esta guerra está a criar ondas de choque em todo o mundo e terá sérias repercussões durante muitos anos. Isto vem juntar-se ao impacto cumulativo da Covid-19 sobre as cadeias de abastecimento e custos de produção mais elevados, incluindo a energia. Os custos de produção na UE são cada vez mais importantes para a viabilidade a curto e longo prazo das explorações agrícolas no território europeu.

A título de exemplo, o preço dos fertilizantes e a sua disponibilidade continuam a ser problemas sérios para os agricultores. De acordo com o AMIS Market Monitor, vários preços de fertilizantes têm permanecido nos seus níveis mais elevados ao longo dos últimos 12 meses. Esta situação é impulsionada pelos atuais preços elevados do gás natural, perturbações de abastecimento relacionadas com a Covid-19, e restrições à exportação recentemente introduzidas pelos principais exportadores. A  situação já difícil foi exacerbada pela invasão da Ucrânia.

A UE é altamente dependente das importações da Rússia, Bielorrússia e Ucrânia, em particular da ureia em solução de azoto (34%), fertilizantes de potássio (54%) e fertilizantes compostos (56%). Embora o maior impacto, em termos de disponibilidade, seja esperado para a colheita de 2023, os preços de todos os fertilizantes deverão aumentar nas próximas semanas, atingindo níveis ainda mais elevados do que aqueles que tínhamos experimentado em 2021.

Continue a ler a artigo aqui

Para Subscrição da Revista Espaço Rural, poderá solicitar informações para: espacorural@confagri.pt

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI