Consultas públicas sobre o Pacto Europeu para o Clima – até 17 de junho e Estratégia UE para a adaptação às alterações climáticas

Confagri 12 Jun 2020

O Pacto Europeu para o Clima visa envolver os cidadãos e as comunidades nas ações em prol do clima e do ambiente.

A transição para uma sociedade com impacto neutro no clima é, ao mesmo tempo, um desafio urgente e uma oportunidade para construirmos um futuro melhor para todos. Esta transição afeta a nossa vida quotidiana: o modo como produzimos, consumimos, nos deslocamos, aquecemos ou arrefecemos as nossas casas, trabalhamos e vivemos em conjunto.

A par da legislação e políticas governamentais, também os cidadãos, as comunidades e as organizações de todos os setores da nossa sociedade e da nossa economia têm um papel a desempenhar.

Para o efeito, como parte do Pacto Ecológico Europeu, a Comissão lançará um pacto europeu para o clima para dar voz e espaço a todos os setores da sociedade, permitindo-lhes conceber novas ações climáticas, partilhar de informações, lançar atividades nas suas comunidades e divulgar soluções que outros possam seguir.

O Pacto Europeu para o Clima visa informar, inspirar e promover a cooperação entre pessoas e organizações, sejam elas autoridades nacionais, regionais ou locais, empresas, sindicatos, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, grupos de consumidores, organizações de investigação e inovação ou cidadãos.

Não partimos do zero. O Pacto Europeu para o Clima terá por base atividades em curso, que serão alargadas, e desencadeará outras novas, proporcionando oportunidades de aprendizagem, intercâmbio, cocriação e colaboração.

Consulta pública

A Comissão está interessada em conhecer as suas ideias para possíveis ações no âmbito do Pacto Europeu para o Clima e a sua opinião sobre a forma de o tornar tão eficaz, inclusivo e ambicioso quanto possível.

Todos as contribuições recebidas no âmbito da consulta serão úteis para definir a forma final do pacto.

consulta pública está disponível na Internet até 17 de junho de 2020.

Mais informação aqui

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI