O Pacto Europeu para o Clima visa envolver os cidadãos e as comunidades nas ações em prol do clima e do ambiente.
A transição para uma sociedade com impacto neutro no clima é, ao mesmo tempo, um desafio urgente e uma oportunidade para construirmos um futuro melhor para todos. Esta transição afeta a nossa vida quotidiana: o modo como produzimos, consumimos, nos deslocamos, aquecemos ou arrefecemos as nossas casas, trabalhamos e vivemos em conjunto.
A par da legislação e políticas governamentais, também os cidadãos, as comunidades e as organizações de todos os setores da nossa sociedade e da nossa economia têm um papel a desempenhar.
Para o efeito, como parte do Pacto Ecológico Europeu, a Comissão lançará um pacto europeu para o clima para dar voz e espaço a todos os setores da sociedade, permitindo-lhes conceber novas ações climáticas, partilhar de informações, lançar atividades nas suas comunidades e divulgar soluções que outros possam seguir.
O Pacto Europeu para o Clima visa informar, inspirar e promover a cooperação entre pessoas e organizações, sejam elas autoridades nacionais, regionais ou locais, empresas, sindicatos, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, grupos de consumidores, organizações de investigação e inovação ou cidadãos.
Não partimos do zero. O Pacto Europeu para o Clima terá por base atividades em curso, que serão alargadas, e desencadeará outras novas, proporcionando oportunidades de aprendizagem, intercâmbio, cocriação e colaboração.
Consulta pública
A Comissão está interessada em conhecer as suas ideias para possíveis ações no âmbito do Pacto Europeu para o Clima e a sua opinião sobre a forma de o tornar tão eficaz, inclusivo e ambicioso quanto possível.
Todos as contribuições recebidas no âmbito da consulta serão úteis para definir a forma final do pacto.
A consulta pública está disponível na Internet até 17 de junho de 2020.
Mais informação aqui