Contraste Leiteiro na Monitorização e Valorização do Bem Estar Animal em Vacas Leiteiras

Confagri 16 Jul 2021

O artigo divulgado aqui é parte integrante da última edição da Revista Espaço Rural da CONFAGRI.

Excerto do artigo.

O bem-estar animal está muito dependente das condições ambientais em que o animal se integra, incluindo a possibilidade de expressão dos comportamentos naturais da espécie, pois normalmente desencadeiam respostas comportamentais e fisiológicas, que permitem aferir se a saúde física e mental são comprometidas.

Para a realização de uma avaliação válida de bem-estar é fundamental recorrer a diferentes indicadores que se complementam entre si. Por isso, a maioria dos protocolos recomendam a utilização de um conjunto de medidas combinadas e quando o bem-estar se revela pobre, seja possível determinar a origem, a intensidade e a duração do seu efeito sobre o animal.

Atualmente, existe um forte compromisso dos produtores no cumprimento dos requisitos de bem-estar na produção animal, como resposta à oferta de produtos de origem animal que transmitam confiança, segurança alimentar e a qualidade desejável pelos consumidores finais. Contudo, foi necessário implementar na produção, sistemas de certificação de bem-estar animal credíveis e fiáveis, de carácter internacional (exemplo do Welfare Quality®, 2009) capazes de garantir que o bem-estar dos animais é assegurado em todas as fases de produção (vitelos, novilhas, vacas leiteiras).

O sistema de avaliação de bem-estar animal desenvolvido no âmbito do projeto Welfare Quality centra-se em quatro princípios fundamentais que são a alimentação, instalações, sanidade e comportamento das vacas. Estes princípios, por sua vez, englobam 12 critérios de bem-estar, que incluem fundamentalmente medidas baseadas nos animais de carácter físico, clínico e comportamental.

A classificação final de bem-estar com base no referencial Welfare Quality resulta da conjugação da pontuação obtida em cada critério, extrapolada para cada um dos 4 princípios, que por intermédio de um modelo matemático exprime a pontuação final numa escala de 0 a 100.

 

Continue a ler a artigo aqui

Para Subscrição da Revista Espaço Rural, poderá solicitar informações para: espacorural@confagri.pt

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI