Cooperativas Olivícolas debatem futuro do setor

Confagri 14 Jan 2020

COMUNICADO DE IMPRENSA

COOPERATIVAS OLIVÍCOLAS DEBATEM FUTURO DO SETOR 

 

A Fenazeites – Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Olivicultores, com o apoio da CONFAGRI, realiza no próximo dia 17 de janeiro, pelas 10H00, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, um encontro com as Cooperativas Olivícolas em Trás-os-Montes para discutir o futuro perante os problemas relacionados com o bagaço de azeitona e a comercialização de azeite com os preços em baixa.

O Encontro, que conta com o apoio da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, terá lugar pelas 10h00, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, situado na Rua Eng. Moura Pegado e tem como objetivo identificar alguns dos problemas mais urgentes do setor olivícola e fazer um levantamento de propostas a apresentar ao Governo.

Azeite de Trás-os-Montes DOP, um património a preservar

O azeite de Trás-os-Montes é um produto de origem portuguesa com Denominação de Origem Protegida (DOP) pela União Europeia desde 1996.

Representando 15% da produção nacional, o azeite de Trás-os-Montes tem um peso económico bastante significativo na região. A qualidade destes azeites é mundialmente reconhecida, as suas características fazem dele um produto único, e os inúmeros prémios conquistados têm aumentado o seu prestígio, sobretudo no mercado internacional. Este produto pode contribuir para aumentar as exportações do país, desde que se consiga manter a dinâmica no setor e o empenho dos produtores.

Programa do Encontro

O debate contará com a presença de vários profissionais relevantes para este setor e, em particular, neste tema: o Presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, Sr. Luís Rodrigues; o Secretário-Geral da CONFAGRI, Eng. Francisco Silva; o gestor comercial do Azeite de Marca Própria do Grupo SONAE, Dr. João Rodrigues, o técnico da CONFAGRI, Eng. Domingos Godinho, a investigadora do INIAV, Doutora Cristina Sempiterno e o Diretor Industrial da UCASUL, Eng. Carlos Martins. A sessão de encerramento será da responsabilidade da Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Engª Carla Alves e do Presidente da Fenazeites, Sr. Aníbal Martins.

Mais informações no Programa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI