Covid-19: Bruxelas anuncia novos apoios para a agricultura

Confagri 22 Abr 2020

Fonte: noticiasaominuto.com/Lusa

A Comissão Europeia aprovou hoje um pacote de medidas à agricultura, no âmbito das ajudas para menorizar as consequências da pandemia da covid-19, e que incluem apoio à armazenagem nos setores do leite e da carne.

A União Europeia irá, assim, suportar os custos da armazenagem privada de laticínios (leite desnatado em pó, manteiga e queijo) e carne (bovino, ovino e caprino), o que permite aos produtores enfrentarem o excesso de oferta no mercado com a retirada de produtos entre um período mínimo de dois a três meses e um máximo de cinco a seis meses, o que possibilitará um reequilíbrio do mercado a longo prazo.

Por outro lado, o executivo comunitário autorizou medidas de auto-organização do mercado pelos operadores dos setores mais afetados – frutas e produtos hortícolas, azeite, apicultura e vinho, permitindo a reorientação de fundos para medidas prioritárias de gestão da crise nestes setores.

A derrogação excecional das regras da concorrência na UE é outra medida adotada, que permite aos setores dos laticínios, da floricultura e das batatas que organizem medidas coletivas para estabilizar os mercados, passando pela retirada de produtos do mercado ou financiando o armazenamento privado, num período máximo de seis meses.

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi