Declaração da Copa & Cogeca sobre o futuro da PAC

Confagri 21 Out 2020

O Parlamento Europeu, seguido pelo Conselho Europeu, decidiu avançar e continuar a trabalhar na política fundamental para a nossa comunidade agrícola, a PAC – Política Agrícola Comum da UE. Esta decisão permite que se continue o trabalho no futuro PAC, num momento absolutamente crucial em que o setor agrícola se depara com a crise da COVID, com as perturbações do mercado e as incertezas do Brexit.

A PAC proposta pela Comissão Europeia em 2018 e actualmente em votação no Parlamento Europeu não é perfeita, mas é um compromisso que pode permitir aos agricultores e às cooperativas avançar, investir na sua produção e tornarem-se mais ecológicos. Demorou quase três anos para esta proposta da PAC chegar quer à votação no Parlamento quer à mesa de negociações do Conselho. Só poderá ser feita uma análise abrangente após a votação final no Parlamento na sexta-feira. Os eurodeputados tomaram uma decisão responsável e disseram, com uma clara maioria de 503 votos, que a agricultura não deve ser uma questão de ideologia ou de revolução, mas sim um trabalho de adaptação e transição.

A Copa & Cogeca congratulam-se o trabalho dos relatores da PAC e dos eurodeputados da COM AGRI que, apesar das condições impostas pelo COVID, trabalharam incansavelmente. O mesmo se aplica à Presidência alemã do Conselho, que desenvolveu um trabalho substancial e todos os esforços para chegar a um acordo sobre uma posição comum entre todos os Estados-Membros. Os agricultores europeus e as cooperativas agrícolas europeias compreenderam o sinal enviado esta manhã e estaremos a trabalhar para cumprir os objectivos principais da futura PAC. Os agricultores precisam e contam com esse processo para continuar em um espírito colaborativo durante as negociações.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI