O desafio do abandono da terra após 2020 e opções para as medidas de mitigação

Confagri 04 Fev 2021

Fonte: rederural.gov.pt

O Think Thank do Parlamento Europeu publicou o estudo “O desafio do abandono da terra após 2020 e opções para as medidas de mitigação” (“The challenge of land abandonment after 2020 and options for mitigating measures) que examina o fenómeno do abandono das terras, as suas consequências e opções de mitigação.

Utilizando dados quantitativos, o documento fornece uma visão geral da possível evolução futura do abandono de terras na UE até 2030, da sua evolução histórica e do estado da atual situação.

Com base em investigação documental e estudos de caso, este projeto de investigação efetua uma análise dos motivos e efeitos do fenómeno, pondera ações de mitigação a serem implementadas através das políticas da UE, nomeadamente através da PAC, e traça diferentes cenários sobre mudanças no uso da terra, considerando variáveis como as alterações climáticas, a globalização dos mercados e uma grande crise sanitária.

Principais conculsões do Estudo:

– Cerca de 30% (cerca de 56 milhões de ha) das superfícies agrícolas na UE estão abaixo de pelo menos um risco moderado de abandono de terras. O abandono efetivo de terras agrícolas na UE-27 poderá totalizar 5 milhões de ha até 2030, ou 2,9 % dos atuais Área agrícola utilizada (UAA): 173 milhões de ha.

– O abandono das terras é um fenómeno local com um conjunto complexo de motivos, envolvendo aspetos bio-físicos, agrícolas, estruturais, de mercado, regionais, institucionais e factores políticos. As questões de gestão e adaptação estrutural são as principais razões para este fenómeno.

– Os efeitos nocivos do abandono da terra podem ameaçar o futuro dos habitats semi-naturais. No entanto, em condições específicas e em certas fases do processo de abandono, podem ser observados resultados benéficos.

– Embora os instrumentos de política da PAC possam ajudar a mitigar o abandono das terras, o seu impacto nas alterações ao uso do solo, a concentração da produção, e as tendências de abandono, diferem entre tipos de explorações agrícolas e grupos de produção.

– As atuais tendências de abandono de terras serão agravadas por fatores externos (alterações climáticas, globalização, crises sanitárias). Entre os principais instrumentos políticos para minimizar a o impacto do abandono das terras inclui a melhoria das condições da produção agrícola, adaptação às zonas com limitações naturais, silvicultura, e medidas ambientais, bem como apoio às comunidades rurais.

Consulte o Estudo: Research for AGRI Committee – The challenge of land abandonment after 2020 and options for mitigating measures.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI