Despesa do Ministério da Agricultura sobe para 1.175,3 milhões de euros

Confagri 17 Dez 2019

Fonte: 24.sapo.pt/MadreMedia/Lusa

O Ministério da Agricultura terá 1.175,3 milhões de euros para gastar em 2020, um aumento de 26,9% face à estimativa de 2019, o que equivale a mais de 249 milhões de euros.

“A despesa total consolidada do programa agricultura ascende a 1.175,3 milhões de euros, o que representa um aumento de 26,9% em relação à estimativa para 2019, equivalente a 249,1 milhões de euros”, lê-se no Relatório que acompanha a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

Segundo este documento, o subsetor Estado evidencia um aumento de 15,5%, “acréscimo de 50 milhões de euros, repartido entre dotações do Orçamento do Estado afetas ao orçamento de atividades de serviços da administração direta do Estado”, bem como de serviços e fundos autónomos, onde se inclui a consignação da receita do imposto sobre Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP).

A receita do ISP consignada ao Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) “destina-se ao financiamento de projetos de apoio à agricultura e pesca”, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural e Mar 2020.

Por sua vez, o “financiamento do subsetor Estado por via de receitas consignadas tem um incremento de 76,4%, mais 45,6 milhões de euros”, com a predominância do financiamento por via de fundos comunitários.

Já o orçamento de projetos revela um aumento de 15,3 milhões de euros (17,3%), “com predominância nas dotações do Orçamento do Estado destinadas ao IFAP”.

O Governo entregou, esta segunda-feira, na Assembleia da República a proposta do OE2020, na qual prevê um excedente de 0,2% do PIB no próximo ano, mantendo a previsão do défice de 0,1% este ano.

A proposta do Governo prevê ainda uma taxa de crescimento económico de 1,9% e uma descida da taxa de desemprego para 6,1%.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI