Depois do pior ano de incêndios da última década Apostar na Prevenção e “Cuidar da Floresta”

Confagri 12 Fev 2018

 

Depois do pior ano de incêndios da última década

Apostar na Prevenção e “Cuidar da Floresta”

 

A Cooperativa Agrícola de Barcelos, associada da CONFAGRI, apostada na urgência da prevenção dos fogos florestais, vai realizar no próximo dia 14 de Fevereiro, pelas 14h00, um Colóquio subordinado ao tema “Cuidar da Floresta em Barcelos”, no Auditório do Município.

 

2017, mais de 100 mortos e 440 mil hectares de área ardida

Segundo o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, o ano de 2017 ficou marcado por mais de uma centena de mortos, só vítimas de incêndios.

Registou-se um total de 16.981 ocorrências (3.653 incêndios florestais e 13.328 fogachos), que resultaram em 442.418 hectares de área ardida de espaços florestais, povoamentos (264.951 ha) e matos (177.467 ha). Isto corresponde a quatro vezes mais do que a média registada nos anos anteriores.

 

Daí a urgência e importância desta iniciativa pioneira junto dos agricultores e proprietários florestais. Além de se dar a conhecer o Plano Municipal de Defesa da Floresta de Barcelos contra incêndios, esta ação permitirá demonstrar o que são os bons exemplos de povoamentos florestais. Esta ferramenta facultará know-how aos agricultores para se tornarem mais responsáveis e, logo, mais sustentáveis, trabalhando numa perspetiva de dar à floresta o seu devido valor a nível económico, ambiental e social.

 

José Júlio Costa, Presidente da Cooperativa Agrícola de Barcelos, refere que “a Cooperativa tomou a iniciativa deste colóquio dado que o assunto é de crucial importância, em virtude da devastação do património florestal que temos vindo a assistir nos últimos anos, em particular no ano de 2017 e pela necessidade de operacionalizar um conjunto de ações estabelecidas na legislação recentemente publicada. Tivemos um forte apoio por parte da Câmara Municipal de Barcelos, que abraçou desde logo esta nossa iniciativa, bem como as demais entidades ligadas à temática no concelho. “

 

O Presidente da Cooperativa adianta ainda que “a maioria dos proprietários florestais no concelho são também agricultores, a quem dirigimos os nossos serviços e temos por objetivo mantê-los devidamente informados e, nesta acção em particular, apoiá-los no plano de gestão florestal, na certificação florestal e na segurança no trabalho que desempenham. ”

 

A CONFAGRI e a FENAFLORESTA apoiam a iniciativa, pois, como refere Francisco Silva, Secretário-Geral da CONFAGRI “iniciativas bem estruturadas como esta, com a envolvência das entidades locais com responsabilidade nas questões inerentes à gestão da floresta, em defesa dos agricultores e dos produtores florestais, têm de ser apoiadas e impulsionadas”.

 

 

Sobre a Cooperativa

A Cooperativa Agrícola de Barcelos é uma instituição com mais de 80 anos de história em prol da agricultura do concelho de Barcelos e ao longo destes anos tem procurado satisfazer as necessidades económicas, sociais e culturais dos agricultores, numa área  em que a agricultura detém grande peso e é sustentada pela pecuária, pela vinha e pela floresta.

Em parceria liderada pela CONFAGRI, a Cooperativa dispõe, entre outros, do Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal- SAAF, sendo devidamente reconhecida pela Autoridade de Gestão do SAAF e qualificada pela Autoridade de Gestão do PDR 2020 o

que lhe permite prestar um serviço de qualidade.

 

Sobre o Programa

A moderação do Colóquio estará a cargo da Proteção Civil de Barcelos, que fará a Sessão de Abertura; seguindo-se as intervenções da Câmara Municipal de Barcelos, que vai apresentar o Plano Municipal da Defesa da Floresta contra incêndios; a SEPNA/ GNR, para abordar questões relacionadas com a fiscalização da gestão de combustíveis florestais; o Comando Distrital das Operações de Socorro, que apresentará as Medidas de auto proteção contra os incêndios; a FENAFLORESTA, para tratar do regime jurídico aplicável às ações de arborização e rearborização; e por último, os bons povoamentos florestais, que serão anunciados por António Salgueiro.

 

Programa completo em anexo

 

Lisboa, Sede da CONFAGRI, 12 de Fevereiro de 2018

 

Contacto: Telf. 218118058

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI