Despacho Conjunto n.º 624/2005

Confagri 26 Ago 2005

624/2005

 

Que fixa um montante compensatório em caso de aborto ocorrido como consequência da vacinação da Língua Azul (medidas de imunoprofilaxia obrigatória). (D.R. n.º 163, II Série)

Ministérios das Finanças e da Administração Pública e

da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

 

 

Despacho conjunto n.º 624/2005

 

 

Nos termos do Decreto-Lei n.º 39 209, de 14 de Maio de 1953, os proprietários de animais sujeitos a abate sanitário são indemnizados.

 

O sistema de cálculo daquelas indemnizações encontra-se previsto no Decreto-Lei n.º 195/87, de 30 de Abril, onde se estabelece que o montante das mesmas é fixado por despacho dos Ministros das Finanças e da Administração Pública e da Agricultura, Pescas e Florestas, podendo ser revisto sempre que as circunstâncias o justifiquem.

 

Ao abrigo de tal normativo foi aprovado o despacho conjunto n.º 530/2000, de 2 de Maio, com a redacção que lhe foi introduzida pelo despacho n.º 152/2003, de 31 de Janeiro, pelo qual se fixou o valor da indemnização dos proprietários dos animais sujeitos a abate sanitário de animais das espécies bovina, ovina, caprina e avícola. O recente surto de língua azul no nosso país determinou a necessidade de se recorrer à vacinação, sendo sabido que pelas suas características aquele imunogénio é susceptível de causar mortalidade.

 

Importa, por isso, fixar o montante compensatório em caso de morte em consequência de vacinação por aquela doença.

 

Nestes termos, ao abrigo do disposto nos artigos 2.º do Decreto-Lei n.º 195/87, de 30 de Abril, e 8.º do Decreto-Lei n.º 39 209, de 14 de Maio de 1953, determina-se o seguinte:

 

1 É alterado o n.º 1.º-A do despacho n.º 530/2000, de 2 de Maio, com a redacção que lhe foi introduzida pelo despacho n.º 152/2003, de 31 de Janeiro, que passa a ter a seguinte redacção:

«1.º-A Os proprietários dos ovinos e caprinos sujeitos a medidas de imunoprofilaxia obrigatória têm direito ao pagamento de um subsídio por aborto ocorrido, de valor equivalente ao subsídio de auto-repovoamento, desde que a averiguação efectuada pela DRA para o efeito conclua que o mesmo se verificou em consequência da vacinação.»

 

2 Ao despacho conjunto n.º 530/2000, de 2 de Maio, com a redacção que lhe foi introduzida pelo despacho n.º 152/2003, de 31 de Janeiro, é aditado o n.º 1.º-B, com a seguinte redacção:

«1.º-B A indemnização a atribuir aos produtores de ovinos na sequência de morte decorrente da imunoprofilaxia obrigatória contra a língua azul é o valor constante do boletim semanal divulgado pelo Gabinete de Planeamento e Política Agro-Alimentar (GPPAA) para efeitos de pagamento por indemnização por abate sanitário para a semana em que se efectuou a vacinação, ou, na sua ausência, os valores referentes às últimas cotações constantes do boletim do GPPAA.»

 

 

8 de Agosto de 2005. O Ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos. O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime de Jesus Lopes Silva.

 

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi