Esclarecimento da Agricultura sobre exportação do pequenos ruminantes para a China

Confagri 17 Jul 2020

Fonte: portugal.gov.pt

O Ministério da Agricultura, através da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), vem por este meio esclarecer que Portugal não exporta pequenos ruminantes para a China.

Quanto às notícias relativas ao tremor epizoótico dos pequenos ruminantes (Scrapie) foram detetados dois casos em Portugal. Um na Cova da Beira, que foi comunicado em dezembro de 2019 à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e outro na Meda que também foi comunicado, este mês, à mesma organização, tal como é obrigatório nos termos da legislação. Todo o efetivo coabitante, nos dois casos, foi eliminado (cerca de 70 animais em cada caso).

Recorde-se que casos de Scrapie clássico detetados em Portugal são muito esporádicos, e que esta é uma doença sob vigilância pelas autoridades portuguesas há vários anos, não existindo qualquer evidência da sua transmissão ao homem.
Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI