No ano que marca a entrada dos espumantes Marquês de Marialva no mercado Francês, chega agora a notícia da atribuição de duas Medalhas de Prata no concurso Effervescents du Monde, o maior e mais reconhecido concurso de espumantes do mundo, que se realizou em França.
Entre as 196 medalhas atribuídas, 5 foram para espumantes portugueses, sendo que 2 delas foram para os espumantes da Adega de Cantanhede, que assim voltam a figurar entre os melhores do mundo. Os galardoados foram o Marquês de Marialva Extra Bruto Cuvée 2012 e o Marquês de Marialva Bruto Baga Blanc de Noir 2015, Baga@Bairrada.
De notar que os espumantes Marquês de Marialva são regularmente premiados neste concurso, tendo arrecadado 12 medalhas nos últimos 10 anos. Em 2018, já somam 37 distinções em concursos nacionais e internacionais.
Como é apanágio da Adega de Cantanhede, os espumantes premiados são produzidos exclusivamente a partir de castas Portuguesas, neste caso com a casta Arinto e com a casta rainha da Bairrada, a Baga. Esta circunstância torna estas distinções ainda mais relevantes, pois vinca a indiscutível vocação do terroir da Bairrada e das suas castas para a produção de espumantes distintos, capazes de ombrear com os melhores a nível internacional.
Fonte: Adega de Cantanhede