
ESTUDO REVELA QUE 92% DOS CONSUMIORES DÁ PREFERÊNCIA A MARCAS NACIONAIS
.
De acordo com um estudo da Escolha do Consumidor, a perceção dos portugueses sobre os produtos nacionais é extremamente positiva: mais de 95% dos inquiridos reconhecem a sua boa qualidade e o contributo que oferecem à economia nacional.
.
Além disso, 77% considera que os artigos portugueses são mais sustentáveis do que os importados, reforçando a relevância da sustentabilidade como critério de escolha.
.
O estudo procurou compreender como os portugueses veem e valorizam os produtos de origem nacional, bem como identificar as principais motivações e barreiras ao seu consumo. Os resultados mostram que:
- mais de 92% consome frequentemente produtos portugueses, enquanto menos de 1% admite fazê-lo raramente;
- 46% atribui “muita importância” à origem nacional dos artigos que compra e 32% classifica esse fator como “importante”. Apenas 1% afirma que a origem não tem qualquer relevância nas suas decisões;
- 86% dos inquiridos sente-se moderada ou fortemente influenciado pela nacionalidade do produto, associando ao “Made in Portugal” atributos como confiança, excelência e impacto positivo na economia, o que reforça tanto a ligação emocional como racional às marcas portuguesas.
.
Destaca-se ainda que a categoria de Alimentação e Bebidas é o principal setor de consumo nacional, com 87% dos participantes a indicarem adquirir regularmente produtos portugueses neste segmento.
.
Entre as principais motivações para a escolha de artigos nacionais, sobressaem:
- a qualidade, apontada por 69% dos inquiridos;
- a confiança nas marcas portuguesas e o apoio à economia local, ambos referidos por 58%;
- a identidade e o orgulho nacional (37%) e o preço competitivo (35%) surgem como motivos adicionais relevantes;
- questões de sustentabilidade ambiental também têm peso, sendo mencionadas por 30%.
.
Quando questionados sobre melhorias que poderiam aumentar o consumo de produtos nacionais, os participantes destacam sobretudo fatores económicos e de comunicação. A redução de preços é a prioridade para 64% dos inquiridos, enquanto que uma comunicação mais clara da origem portuguesa (43%) e uma maior variedade de produtos nacionais (42%) são igualmente pontos a desenvolver pelas marcas.
.
Apesar das fragilidades na comunicação apontadas, 67% dos consumidores afirma conseguir identificar se um produto é português, baseando-se sobretudo na indicação presente no rótulo ou etiqueta, na existência de selos ou símbolos nacionais e na informação sobre o país de origem na embalagem.
.
Saiba mais aqui.
.