Estudo Revela que os Agricultores Europeus Continuam Descontentes com as Instituições Políticas
.
De acordo com o inquérito “Farmer’s Horizon” realizado pela CropLife Europe em parceria com a IPSOS, mesmo após protestos realizados em toda a Europa entre 2023 e 2024, 91% dos agricultores europeus continua a sentir-se descontente com as instituições políticas.
.
Figura 1 – Perfil dos Agricultores Questionados
.
Os agricultores exigem regras mais simples, maior apoio e um amplo acesso a novas tecnologias que lhes permitam praticar uma agricultura cada vez mais sustentável e competitiva.
.
O inquérito, realizado em nove países europeus, mostra como apesar da forte aproximação da opinião pública daquelas que são as suas principais preocupações na produção de alimentos, a maioria dos agricultores relata a ausência de mudanças concretas no acesso a apoios e ferramentas que garantem o suporte necessário ao seu trabalho e rendimentos.
.
Destacam-se cinco principais conclusões e preocupações:
- pressão financeira;
- excesso de carga administrativa;
- acesso a inovação;
- pessimismo face ao futuro;
- e intenções de abandono da atividade.
.
Com o aumento dos custos de produção e o reduzido preço de venda, 69% dos agricultores afirma que os rendimentos que obtêm no decorrer da atividade são insuficientes para manter os seus negócios.
.
Paralelamente, o acesso limitado a biopesticidas, biotecnologia e ferramentas de agricultura de precisão continua a travar o progresso da atividade. Para os agricultores, é urgente expandir o acesso ferramenta mais avançadas, de forma a aumentar a produtividade e garantir a sustentabilidade da sua exploração agrícola.
..
O estudo revela, ainda, que mais de metade dos agricultores estão manifestamente preocupados com as perspectivas de longo prazo para a agricultura, sendo necessário assegurar uma distribuição de lucros mais justa ao longo da cadeia de valor agrícola para garantir que os agricultores sejam devidamente remunerados.
..
Inevitavelmente, como consequência das necessidades acima referidas pela grande maioria dos profissionais, um em cada cinco agricultores afirma que planeia deixar de exercer atividade agrícola nos próximos cinco anos, sendo que 44% afirmam fazê-lo por razões económicas.
.
Consulte o estudo aqui.
.