
FENAFLORESTA solidária com a manifestação europeia em defesa da Política Agrícola Comum e do setor florestal europeu
.
A FENAFLORESTA manifesta a sua solidariedade com a comitiva da CONFAGRI e com a COPACOGECA na manifestação europeia de agricultores e produtores florestais, a realizar-se em Bruxelas no dia 18 de dezembro, num protesto contra a proposta da Comissão Europeia para a Política Agrícola Comum (PAC) no Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2028–2034.
.
A proposta apresentada, que prevê um corte nominal de cerca de 22,5% no orçamento da PAC, ignora o papel estratégico do setor florestal, indissociável do desenvolvimento rural, da gestão sustentável do território e da coesão económica e social das zonas rurais.
.
Apenas uma PAC financeiramente robusta, previsível e ajustada aos desafios atuais permitirá assegurar investimentos estruturantes no setor florestal, nomeadamente na prevenção de incêndios, na reflorestação, na valorização da biodiversidade, na adaptação às alterações climáticas e na promoção de modelos de gestão florestal conjunta, eficiente e resiliente.
.
É imperativo que a próxima PAC e a política de desenvolvimento rural reflitam uma verdadeira ambição europeia em matéria de sustentabilidade, segurança alimentar, resiliência dos ecossistemas florestais e capacidade de investimento dos proprietários florestais. Para tal, a FENAFLORESTA considera inaceitável a redução do orçamento da Política Agrícola Comum.
.