Governo apresenta Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais

Confagri 29 Set 2020

Fonte: portugal.gov.pt

O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, participou na apresentação da Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais 2030 (ENEAPAI), que contou também com a presença da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa.

Em Leiria, Nuno Russo, realçou que «a ENEAPAI 2030 potencia a contribuição positiva do setor agropecuário para a resolução da situação existente, e para o cumprimento do normativo ambiental, agrícola e de ordenamento do território, privilegiando o envolvimento e o compromisso dos intervenientes na concretização das medidas propostas, em particular no desenvolvimento de ações a nível regional e local».

A Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários e Agroindustriais dá ênfase à urgência na resolução da situação ambiental, designadamente dos efluentes pecuários, problema sobejamente conhecido, e onde as partes interessadas, sem distinção, têm um papel e um contributo significativo e decisivo para a sua solução.

O governante reforçou ainda que a aplicação da ENEAPAI «só é possível com o genuíno envolvimento e compromisso de todos os intervenientes, sem exceção, produtores, Estado, autarquias, a partir de uma visão estratégica integrada, contribuindo para a competitividade do setor agropecuário, e consequentemente para a requalificação e coesão territorial, de modo a impedir ou atenuar o impacto no ambiente, nomeadamente nos recursos hídricos».

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI