Governo investe 101 milhões de euros para aumentar eficiência energética

Confagri 10 Out 2019

Fonte: dinheirovivo.pt

Nas empresas, os apoios servem para adquirir veículos elétricos ou a gás natural ou instalar painéis solares e outras fontes de energia renovável.

O Governo anunciou esta quarta-feira, em comunicado, um investimento de 101 milhões de euros para aumentar eficiência energética de empresas, administração local, habitação social e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). “São 24,5 milhões para empresas, 32,5 milhões de euros para IPSS, 19 milhões para edifícios da administração local e 25 milhões para edifícios de habitação social, totalizando cerca de 101 milhões de fundos europeus lançados a concurso”, anunciou a secretaria de Estado da Energia e a secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, num comunicado conjunto.

Já em termos regionais, o Norte vai receber 25 milhões de euros, o Centro fica com 26 milhões de euros, a região de Lisboa arrecada 33 milhões de euros, o Alentejo 13 milhões de euros e o Algarve apenas 4 milhões de euros. Este financiamento será disponibilizado através dos Programas Operacionais Regionais do Portugal 2020 e está enquadrado no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC). “Os apoios agora anunciados são parte de um total de 730 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Fundo de Coesão destinados, no âmbito do Portugal 2020, à melhoria da eficiência energética em Portugal Continental”, esclareceu o mesmo comunicado.

No caso das empresas, os apoios podem servir para instalação de novas tecnologias mais eficientes, substituição de frotas através da aquisição de veículos elétricos ou a gás natural ou instalação de painéis solares e outras fontes de energia renovável. Nos edifícios públicos ou privados, podem destinar-se à instalação de isolamento térmico na envolvente de edifícios, à instalação de janelas com corte térmico ou a soluções de iluminação que impliquem poupança de energia

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi