Índices de Preços FAO divulgou que o preço de referência dos Produtos Alimentares Mundiais subiu em abril

Confagri 15 Mai 2024

Preço de Referência dos Produtos Alimentares Mundiais subiu em abril


A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) divulgou que o preço de referência dos produtos alimentares mundiais subiu em abril, com o aumento dos preços da carne, dos óleos vegetais e dos cereais a compensarem a queda dos preços do açúcar e dos produtos lácteos.
O Índice de Preços dos Alimentos da FAO, que acompanha as variações mensais dos preços internacionais de um conjunto de produtos alimentares comercializados a nível mundial, atingiu uma média de 119,1 pontos em abril, representando um aumento de 0,3% face ao mês anterior, mas uma descida de 9,6 por cento em relação ao nível de há um ano. O Índice de Preços dos Cereais da FAO subiu cerca de 0,3 por cento em relação a março, pondo fim a uma trajetória descendente de três meses.

Os preços globais de exportação do trigo estabilizaram em abril, uma vez que a forte concorrência entre os principais exportadores compensou as preocupações com as condições desfavoráveis das colheitas em algumas partes da União Europeia, na Federação Russa e nos Estados Unidos da América.

Os preços de exportação do milho aumentaram, influenciados por uma forte procura de importação, no meio de crescentes perturbações logísticas resultantes de danos nas infraestruturas na Ucrânia e de preocupações sobre a produção no Brasil antes da colheita principal.

O Índice de Preços de Todo o Arroz da FAO caiu 1,8%, em grande parte devido às quedas nas cotações do arroz indica, impulsionadas pela pressão da colheita.
O Índice de Preços dos Óleos Vegetais da FAO também aumentou 0,3 por cento em relação a março, atingindo um máximo de 13 meses, uma vez que as cotações mais elevadas do óleo de girassol e de colza mais do que compensaram os preços ligeiramente mais baixos dos óleos de palma e de soja.
O Índice de Preços da Carne da FAO aumentou 1,6% em abril em relação ao mês anterior, uma vez que os preços internacionais da carne de aves, bovinos e ovinos subiram todos.

Em contrapartida, os preços mundiais da carne de porco caíram ligeiramente, refletindo a fraca procura interna na Europa Ocidental e a persistência de uma procura fraca por parte dos principais importadores, especialmente a China.

O Índice de Preços do Açúcar da FAO diminuiu 4,4% em relação a março, situando-se 14,7% abaixo do seu nível de abril de 2023. A descida esteve sobretudo relacionada com a melhoria das perspetivas da oferta mundial, nomeadamente devido a produções superiores às anteriormente previstas na Índia e na Tailândia e à melhoria das condições meteorológicas no Brasil.
O Índice de Preços dos Produtos Lácteos da FAO registou uma descida marginal de cerca de 0,3 por cento, pondo fim a seis meses consecutivos de aumentos, devido à fraca procura de leite em pó desnatado importado à vista e à descida dos preços mundiais do queijo, afetados pelo fortalecimento do dólar americano. Em contrapartida, os preços mundiais da manteiga aumentaram devido a uma procura estável de importações a nível mundial.


FAO
Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi