Investigadores da UE procuram saber de que forma a pandemia altera os nossos hábitos alimentares

Confagri 20 Abr 2020

Fonte: ueline.uevora.pt

Uma equipa de investigadores da Universidade de Évora (UÉ), constituída por Maria Raquel Lucas do CEFAGE, Elsa Lamy e Fernando Capela e Silva do MED e Sofia Tavares do CIEP, pretendem conhecer e compreender os efeitos, da situação inesperada e desconhecida da pandemia por COVID-19, no comportamento dos nossos hábitos alimentares.

O estudo pretende avaliar os atuais comportamentos de consumo e aquisição de alimentos (assim como as motivações associadas aos mesmos), condicionados pela mobilidade e expectativas relativamente à pandemia por COVID-19, em diferentes contextos socioeconómicos e culturais. Para isso, foi estabelecida cooperação com países como Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Chile, Costa Rica, Croácia, Espanha, EUA, França, Grécia, Itália, Marrocos, Moçambique, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Tunísia e, Turquia.

A alimentação “é um elemento chave na vida das pessoas, transversal a áreas como a saúde e a economia e gestão” referem os investigadores. Para tal, “o conhecimento da forma como esta é afetada, num cenário de pandemia, permitirá delinear estratégias nutricionais, que permitam minimizar problemas, assim como potenciar alterações positivas, que possam beneficiar as economias nacionais, regionais e locais”. Este conhecimento permitirá aos países estarem mais preparados para enfrentar os tempos que se seguem ao confinamento

Para além da equipa de investigadores da UÉ, o estudo conta com a colaboração de Cláudia Viegas da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e Ada Rocha da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), que levam a cabo esta investigação transnacional em mais de vinte países, em todos os continentes, registada e divulgada na plataforma de ações de investigação a decorrer com a temática COVID-19, que a FCT lançou (https://www.science4covid19.pt/). Associados à equipa estão ainda os doutorandos Vlademir Silva, David Guedes, Ibrahim Prazeres e Antonino Kamutali.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI