#LeadFarm 5.0

Confagri 26 Set 2022

Melhorar a capacidade das cooperativas agroalimentares, acelerando o desenvolvimento e a aquisição das competências necessária para o futuro, apoiando-se nas inovações digitais

O #LeadFarm 5.0 é um projeto de formação que visa melhorar a capacidade de adaptação das cooperativas agroalimentares aos grandes desafios decorrentes das alterações climáticas e da transformação digital, desenvolvendo uma nova estratégia de formação, baseada em inovações metodológicas e digitais, que aborda a melhoria das competências e capacidades dos agricultores (especialmente jovens e mulheres) e os conhecimentos necessários para mantê-los atualizados com os desenvolvimentos tecnológicos esperados para a Sociedade 5.0.

O #LeadFarm 5.0 funcionará como uma rede para o desenvolvimento e experimentação de uma estrutura de competências e currículos formativos, que ajudarão a obter as principais capacidades, conhecimentos e competências necessárias aos desafios que se avizinham em:

  • TIC e tecnologias robóticas;
  • Ambiente;
  • Gestão e Empreendedorismo
  • Inteligência Social e Emocional

que nos dará uma visão geral dos fatores de sucesso da resiliência ligados à Inteligência Artificial e às Alterações Climáticas aplicáveis ​​ao setor agroalimentar na UE e para aconselhamento inteligente sobre novas oportunidades sustentáveis ​​emergentes nas zonas rurais.

Este currículo de formação será utilizado como uma ferramenta que servirá para transferir conhecimento e promover a divulgação científica para chegar a cooperativas e explorações agroalimentares mais pequenas, jovens e agricultoras, partilhando conhecimento, através de um novo mecanismo de mentoria educacional, universal e acessível.

A parceria do projeto é formada por oito organizações provenientes de sete diferentes Estados-Membros da União Europeia. Estes incluem: Irlanda, Itália, Letônia, Polonia, Portugal, Espanha e Suécia.

O projeto será executado de fevereiro de 2022 a agosto de 2024.

Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia, Programa ERASMUS+ 2021-2027.

Ação-chave 2 – Parcerias estratégicas de apoio à inovação no campo da formação

Projeto nº: 2021-1-IE01-KA220-VET-000034835

Parceiros:

  1. Irish Co-Operative Organisation Society Limited (Icos) (Irlanda) – coordenador
  2. Union De Cooperativas Asociacion Galega De Cooperativas Agrarias (Agca) (Espanha)
  3. Confederação Nacional Das Cooperativas Agrícolas E Do Crédito Agrícola De Portugal (CONFAGRI) (Portugal)
  4. Association For Social Cooperatives (Polónia)
  5. Latvijas Lauku Konsultaciju Un Izglitibas Centrs (Letónia)
  6. Grifo Multimedia Srl (Itália)
  7. Changemaker Ab (Suécia)
  8. Medatlantia Consultoria Europea S. Coop. Galega (Espanha)

Para mais informações sobre o projeto, contacte:

Domingos Godinho – domingos.godinho@confagri.pt

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI