Ministra compromete-se a apoiar verdadeiramente a agricultura

Confagri 17 Out 2022

Fonte: correiodominho.pt

Maria do Céu Antunes esteve na Expo Agribar – Feira de Campo do Norte 2022, em Barcelos, onde reconheceu o potencial do território, e comprometeu-se a apoiar verdadeiramente o sector.

A ministra da Agricultura visitou ontem a Expo Agribar – Feira de Campo do Norte 2022. No âmbito desta visita, Maria do Céu Antunes reconheceu que este “é um território com um grande potencial do ponto de vista do desenvolvimento agrícola’, e assumiu “o compromisso de trabalhar em soluções que sirvam verdadeiramente o sector e as pessoas”.

Promovida pela Cooperativa Agrícola de Barcelos, a 1.ª edição da Expo Agribar – Feira de Campo do Norte 2022 teve como temas centrais o milho e a vinha, e veio divulgar técnicas inovadoras, assim como, promover a produção agrícola competitiva e o cooperativismo.

A ministra esteve presente neste evento agrícola para agricultores profissionais, e “felicitou os presentes por persistirem na actividade”. No seu discurso, Maria do Céu Antunes reconheceu que a agricultura vive tempos difíceis, sendo afectada por “um conjunto de factores como a pandemia, a seca, ou a guerra que tem um impacto muito negativo nomeadamente na inflação”.

Neste sentido, a ministra realçou o conjunto de apoios directos, muitos deles pagos em Setembro, através dos quais “foi distribuída a maior fatia da reserva de crise pelo sector leiteiro. Foram 13 milhões e meio de euros para apoiar este sector, 6 milhões para a suinicultura, 4 milhões para o sector das aves e dos ovos”, referiu.

Em relação à electricidade, “o Governo apresentou anteontem 3 mil milhões de euros injectados no sistema eléctrico para baixar a factura ao consumidor. Continuaremos atentos também ao mercado energético, à electricidade e ao gás, porque sabemos que é fundamental para manter a actividade agrícola e industrial”, garantiu.

A par destes apoios, a ministra mencionou ainda a isenção do IVA para fertilizantes, correctivos de solos e rações.

Maria do Céu Antunes sublinhou ainda a questão do gasóleo como “um grave problema”, e adiantou que “até final do ano os agricultores portugueses vão receber uma transferência única de 10 cêntimos por litro em relação ao consumo que tiveram em 2021”. Além deste apoio, “a partir da próxima semana as cooperativas agrícolas com carros ligeiros ou pesados com cisterna vão ter um apoio no gasóleo colorido”, garantiu a ministra, classificando esta medida como uma rectificação de capital justiça”.

Nesta sua presença na Expo Agribar, a ministra da Agricultura transmitiu ainda aos agricultores as linhas mestras estratégicas do PEPAC.

No final do almoço cooperativo, o presidente do conselho de administração da Cooperativa Agrícola de Barcelos, José Carlos Miranda, fez uma resenha histórica da cooperativa, reflectiu sobre o mercado do leite, e defendeu o que é ser membro de uma cooperativa. “Ser cooperativista é apostar na ajuda mútua, ter responsabilidade, acreditar numa sociedade económica onde todos lutam pelo mesmo fim”, argumentou.

Por sua vez, Idalino Leão, da Confragui, apelou ao presidente da câmara de Barcelos para dar o seu apoio nos licenciamentos das explorações pecuárias”, e desafiou o autarca para que “pelo menos uma vez por mês as cantinas públicas tenham a alimentação produzida pelos agricultores de Barcelos”.

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino, reconheceu a Cooperativa de Barcelos como “um motor de desenvolvimento do concelho”, elogiou “a resiliência dos agricultores”, e defendeu “um maior contributo para o desenvolvimento e dinamismo do sector, mais condições de competitividade na Europa, e sobretudo com os nossos vizinhos espanhóis”.

Leia a notícia aqui

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI