Fonte: DRE
A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu de Oliveira Antunes, concede a Medalha de Honra da Agricultura e Alimentação a Manuel dos Santos Gomes, em reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados e pelo seu valioso e excecional contributo em prol da agricultura e do mundo rural, em despacho publicado em Diário da República.
Sumário: Concede a Medalha de Honra da Agricultura e Alimentação a Manuel dos Santos Gomes.
Concede a Medalha de Honra da Agricultura e Alimentação a Manuel dos Santos Gomes, em reconhecimento público pelo seu valioso e excecional contributo pelos relevantes serviços prestados e pelo seu valioso e excecional contributo em prol da agricultura e do mundo rural
Criada em 1999, a Medalha de Honra da Agricultura e Alimentação visa reconhecer publicamente e distinguir as pessoas ou organizações que, de forma particularmente dedicada e empenhada, através da sua ação continuada, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento e valorização da agricultura, da floresta e do mundo rural.
Manuel dos Santos Gomes nasceu a 19 de abril de 1945, na freguesia de Fajões, concelho de Oliveira de Azeméis, e desde cedo se dedicou aos trabalhos agrícolas, nos terrenos dos pais, uma atividade de subsistência que contava com o contributo de quatro vacas leiteiras, proporcionando reduzido rendimento.
Regressado do cumprimento do serviço militar em Angola, dedicou-se à expansão da atividade da família.
Homem permanentemente interessado no desenvolvimento das condições económicas da agricultura portuguesa e, particularmente da economia leiteira, é detentor de uma experiência multifacetada na atividade empresarial, da qual se releva o desempenho de altos cargos de direção em diversas entidades do setor.
Ingressou no associativismo cooperativo em 1989 como vogal da direção da PROLEITE – Cooperativa Agrícola de Produtores de Leite do Centro Litoral, C. R. L., tendo em 1992 assumido funções como presidente da direção, que mantém até à presente data.
Foi com a direção por si presidida que, em 1996, se procedeu à concentração das atividades industrial e comercial da PROLEITE com as duas maiores Uniões de Cooperativas do sector – A AGROS e a LACTICOOP – para a constituição da LACTOGAL – Produtos Alimentares, S. A., que passou a desenvolver aquelas atividades concentradas, dinamizando-as e assumindo-se como o mais importante pilar do sector dos laticínios portugueses. Em resultado desta concentração, passou a desempenhar desde 1996 funções de administrador daquela sociedade LACTOGAL, tendo posteriormente, com a constituição da sociedade LACTOGAL – S.G.P.S., S. A., em 1998, passado a Presidente do Conselho de Administração.
No âmbito da Sociedade Civil, e com uma intrínseca ligação à atividade socioprofissional que tem desempenhado, destacam-se o exercício dos cargos de presidente da direção da CPES – Confederação Portuguesa Economia Social para no quadriénio 2018 a 2021, representante conselheiro efetivo do Conselho Económico e Social, desde 2012 e membro do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia, desde 2016. É presidente da FENALAC – Federação Nacional Cooperativas Produtores Leite desde 2012.
Na CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L., foi vice-presidente da direção desde março de 2003 até março de 2011, presidente da direção de março de 2011 a fevereiro de 2018 e presidente do conselho de administração de fevereiro de 2018 até maio de 2022.
Assim, ao abrigo do n.º 1 do artigo 4.º da Portaria n.º 294-A/2016, de 25 de novembro, que estabelece o regime de atribuição da Medalha de Honra, concedo a Medalha de Honra da Agricultura e Alimentação a Manuel dos Santos Gomes, em reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados e pelo seu valioso e excecional contributo em prol da agricultura e do mundo rural.