Moimenta da Beira: Maça e Vinho com quebra entre os 35 e os 50 por cento

Confagri 13 Ago 2018

A Adega Cooperativa do Távora, em Moimenta da Beira, estima este ano uma quebra na ordem dos 50 por cento relativamente ao ano passado na produção de vinho desta região demarcada do Varosa e 25 a 30 por cento na maçã.

João Silva, presidente da Cooperativa, diz que não querendo ser “pessimista”, mas sendo “realista”, a produção dos associados dos nove concelhos que são abrangidos pela Adega vai “sofrer grandes quebras”. A culpa foi do excesso de chuva e do excesso de calor. “Temos zonas de vinha que estão muito mal. Estimo que a quebra seja entre os 40 e os 50 por cento, à semelhança do panorama nacional. O Douro não está bem, o Dão não está bem, os verdes não estão bem e nós também não”, desabafa, apontando como principais causas o granizo que caiu nos meses de maio, as chuvas de junho e julho e o excesso de calor agora em agosto.

A Adega alberga os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe, Tarouca e ainda algumas freguesias dos concelhos de Penedono, São João da Pesqueira, Tabuaço, Armamar e Lamego. Esta região é conhecida pela produção dos melhores espumantes nacionais.

Já relativamente à produção da maçã, João Silva admite que a região do Távora não foi a mais afetada, mas ainda assim as quebras na produção poderão chegar aos 35 por cento e a apanha vai ser adiada algumas semanas. O granizo foi o maior problema. “Vamos ter de fazer a apanha três a quatro semanas mais tarde do que o habitual, deveremos começar na entrada do mês de setembro”, anuncia

Fonte; Jornal do Centro

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi