Na Europa, as vendas de antibióticos veterinários diminuíram 34% entre 2011 e 2018

Confagri 26 Out 2020

Fonte: gmpnews.net

O relatório anual sobre a consumo de antimicrobianos veterinários na Europa (European Surveillance of Veterinary Antimicrobial Consumption – ESVAC) publicado pela EMA mostra que os países europeus continuam a reduzir o uso de antibióticos em animais. As vendas globais de antibióticos veterinários nos países europeus caíram mais de 34% entre 2011 e 2018.

Além disso, as vendas totais de certos agentes antimicrobianos veterinários pertencentes a classes de antibióticos considerados de importância crítica na medicina humana diminuíram visivelmente entre 2011 e 2018. Essas classes incluem antibióticos usados ​​para tratar infecções graves em humanos causadas por bactérias resistentes à maioria dos outros tratamentos com antibióticos. O uso desses antibióticos em animais deve ser restrito para mitigar o risco à saúde pública, de acordo com a categorização do Antimicrobial Advice ad hoc Expert Group (AMEG).

“A queda constante nas vendas de antibióticos veterinários ao longo de dez anos mostra que a Europa está no caminho certo para combater a resistência antimicrobiana”, disse Ivo Claassen, chefe da Divisão de Medicamentos Veterinários da EMA. “A orientação da UE e as campanhas nacionais que promovem o uso prudente de antibióticos em animais estão tendo um efeito positivo.”

O relatório ESVAC apresenta dados de 30 países do Espaço Económico Europeu e da Suíça. Todos os países participantes forneceram voluntariamente informações sobre as vendas de antibióticos veterinários para 2018. A contribuição para o projeto ESVAC cresceu substancialmente, de nove países em 2010 para 31 países em 2020. Destes, 25 países apresentaram dados para o período completo 2011-2018.

Desde o seu início, o projeto ESVAC tem coordenado e apoiado os países europeus no recolha de dados de vendas padronizados e harmonizados de antibióticos veterinários e tem contribuído para melhorar a qualidade desses dados. Os dados sobre as vendas de antibióticos veterinários têm sido usados ​​para informar múltiplas avaliações de risco e opiniões científicas sobre a resistência antimicrobiana. Esses dados forneceram informações valiosas sobre a magnitude e as tendências nas vendas de antibióticos considerados de grande importância para a saúde pública e animal.

O projeto ESVAC foi lançado pela EMA em abril de 2010 na sequência de um pedido da Comissão Europeia para desenvolver uma abordagem harmonizada para a recolha e comunicação de dados dos Estados-Membros da UE sobre a utilização de antimicrobianos em animais. O relatório ESVAC é publicado anualmente e é usado como referência e orientação por cientistas, veterinários e outros profissionais de saúde, avaliadores de risco e decisores políticos nos Estados-Membros da UE.

Consulte aqui o relatório

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI