Portugal tem de fazer mais pelo futuro do cooperativismo agrícola.
.
No dia 7 de março, Nuno Serra, Secretário-Geral da CONFAGRI, esteve presente nas instalações do GPP – Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral para uma Sessão de Debate sobre o n.º 32 dos Cadernos de Análise e Prospetiva, dedicado ao tema das Cooperativas.
.
Nesta Mesa-Redonda que contou também com a participação de José Manuel Duarte, Leonel Amorim e Paula Geadas, chegou-se à conclusão, unânime, de que o cooperativismo agrícola é essencial para dinamizar a economia rural, garantir a coesão territorial e social do país, e ainda para a promoção da inovação tecnológica dentro do setor agroalimentar.
.
Na CONFAGRI estamos cientes de que as cooperativas agrícolas são essenciais para criar emprego, gerar riqueza e fazer Crescer Portugal, pelo que continuaremos a aconselhar a tutela não só a apostar em sensibilizar a população sobre como opera o modelo cooperativo, mas sobretudo para criar políticas públicas que tenham em atenção a especificidade do nosso setor, para torná-lo mais atrativo e ainda mais resiliente e competitivo.
.
Como apontou Nuno Serra, é imperativo, pelo peso dos seus números e pela sua representatividade no panorama agrícola nacional, que se considerem, e incluam, as cooperativas no processo de delineamento das políticas públicas que à agricultura e à coesão territorial dizem respeito, de forma a acautelar a sustentabilidade, rejuvenescimento e o sucesso futuro do nosso setor.
.
Aqui deixamos o nosso obrigado ao GPP pelo convite a participar nesta Mesa-Redonda e os nossos parabéns pelo sucesso da mesma: até breve!