ONU destinam 1,2 milhões ao combate de pragas de gafanhotos no Quénia

Confagri 07 Jan 2021

Fonte: noticiasaominuto.com/Lusa

As Nações Unidas anunciaram hoje ter destinado 1,5 milhões de dólares (1,2 milhões de euros) para ações de controlo da praga de gafanhotos do deserto no Quénia, como a fumigação de plantações e vigilância dos campos.

De acordo com o coordenador da Assistência Humanitária da ONU, Mark Lowcock, foram destinados 1,5 milhões de dólares (1,2 milhões de euros) para apoiar as ações do Programa das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) neste país africano.

Na sua conta numa rede social, Mark Lowcock escreveu que o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) está a fumigar plantações e a fazer a vigilância dos campos de alimentos.

Desde o início do ano passado, as operações de controlo dos gafanhotos do deserto no leste da África e no Iémen evitaram a perda de quase 2,7 milhões de toneladas de cereais, quantidade suficiente para alimentar 18 milhões de pessoas durante um ano.

Em termos financeiros, estas ações evitaram um prejuízo na ordem dos 800 milhões de dólares (cerca de 651 milhões de euros).

As Nações Unidas informaram que as nuvens de gafanhotos começaram a formar-se no leste da Etiópia e no centro da Somália após a passagem do ciclone Gati.

A invasão está a registar-se pelo nordeste do Quénia desde 21 de dezembro, esperando-se que se espalhe por todos os condados do norte e do centro do país.

Se não for controlada, uma invasão de gafanhotos pode destruir plantações e pastos e ameaçar a existência e a segurança alimentar de 3,6 milhões de pessoas, na África e no Iémen. Apenas no Quénia, pode atingir até 173.000 pessoas.

Por esta razão, a FAO prolongou o plano de combate aos gafanhotos do deserto até junho deste ano, mas o problema prende-se com o necessário financiamento, que é urgente, para conter a ameaça e salvar as plantações do leste da África.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI