Os 9 Paradoxos da Prado ao Prato

Confagri 26 Mar 2021

Lançado em 7 países europeus, um vídeo que ilustra os paradoxos do Prado ao Prato que criam dificuldade a transição verde

A pecuária europeia partilha o seu conhecimento contribuindo para um sistema de produção verdadeiramente sustentável

 O setor pecuário europeu apresentou “Os 9 paradoxos do Prado ao Prato”, um apelo para participar ativamente no atual desafio da sustentabilidade para desenvolver e implementar uma estratégia do Prado ao Prato eficaz e adequada para a Europa. Nascida por iniciativa de Carni Sostenibili e European Livestock Voice, os vídeos foram lançados simultaneamente em 7 países europeus: Bélgica, Itália, França, Espanha, Alemanha, Portugal e Polónia.

Os vídeos destacam o fato de que, apesar das boas intenções, a estratégia do prado ao Prato não leva em consideração a situação real e os desafios do setor pecuário. Refletem a vontade de toda a cadeia de se envolver ativamente no grande processo de transição verde, agora em andamento.

Os paradoxos identificados refletem equívocos e preconceitos à volta do setor pecuário em termos de meio ambiente, saúde e economia. Demonstram imprecisões na compreensão de:

  • O valor nutricional da carne
  • A consistência do uso da terra para atividades de pecuária
  • A sustentabilidade ambiental da cadeia pecuária europeia
  • O impacto económico do setor
  • A proteção do bem-estar animal
  • O uso de fertilizantes naturais vs químicos
  • Emprego e segurança no emprego nas áreas rurais
  • O património gastronómico e cultural dos produtos de origem animal;
  • A disponibilidade e segurança de nossos produtos alimentícios

“A estratégia do Prado ao Prato, no centro do Green Deal Europeu, pode ser uma oportunidade para potenciar os resultados alcançados pelo sistema agrícola e pecuário europeu: o desafio reside na investigação, inovação e tecnologia. É também crucial assegurar a produção para responder ao aumento da procura por alimentos com menos recursos – afirma Giuseppe Pulina, presidente da Carni Sostenibili (Carne Sustentável) – Hoje, quem trabalha na cadeia de produção da zootecnia tem o dever de ajudar os tomadores de decisão a não desperdiçar a grande oportunidade de orientar sistema agroalimentar por mais dos próximos 10 anos“.

“A pecuária foi – e ainda é – culpada por muitos males. Podemos não ser perfeitos, mas é justo destacar as inúmeras medidas já tomadas e os avanços substanciais realizados pelo setor. É um trabalho em andamento. Os vídeos que lançamos refletem a realidade da pecuária e visam desmascarar os equívocos comuns, muitos dos quais, infelizmente, fazem parte do planeamento da do prado ao Prato. É fundamental que nossa voz seja ouvida, pois queremos fazer parte do processo atual que determinará o futuro, e porque estamos à disposição para partilhar o nosso conhecimento e experiência durante as discussões em andamento no F2F”, disse Birthe Steenberg, Secretário-Geral da AVEC (setor de carne de aves), falando em nome da European Livestock Voice.

 

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI