PDR atinge 74% de execução e 1.600 ME pagos ao setor agrícola e florestal em 2020

Confagri 20 Jan 2021

Fonte: visao.sapo.pt/Lusa

O Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 atingiu, até ao final de 2020, 74% de execução e uma taxa de compromisso de 99%, anunciou hoje, no parlamento, a Ministra da Agricultura.

“Considerando a dotação do programa, a taxa de compromisso é de 99% com uma execução de 74%”, adiantou Maria do Céu Antunes, em resposta aos deputados, na comissão parlamentar de Agricultura e Mar.

De acordo com os dados revelados pela governante, já foram “realizados 512 milhões de euros, o que permitiu executar a 100% a contrapartida pública nacional”, que tem origem no Orçamento do Estado.

O Programa de Desenvolvimento Rural de Portugal foi aprovado na sequência de decisão de Comissão Europeia em dezembro de 2014 e visa o apoio às atividades do setor agrícola assentes numa gestão eficiente dos recursos.

“Pagámos ao setor agrícola e florestal 1.600 milhões de euros, um acréscimo de 160 milhões de euros relativamente a 2019”, indicou Maria do Céu Antunes, que falava numa audição parlamentar de Agricultura e Mar.

Entre as operações efetuadas, a governante destacou o adiantamento de 487 milhões de euros no âmbito do Pedido Único e uma medida excecional, criada em dezembro, para apoiar os setores mais afetados com a pandemia de covid-19, no valor de 12,2 milhões de euros.

 

O Pedido Único é uma solicitação de pagamento direto das ajudas que integram os regimes sujeitos ao sistema integrado de gestão e controlo, segundo a informação disponibilizada no ‘site’ do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).

Os pagamentos diretos aos agricultores foram reforçados em 85 milhões de euros com a transferência entre pilares do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

No ano passado, o setor do vinho foi também apoiado com 11 milhões de euros.

“Os nossos agricultores trabalharam diante as dificuldades. Criaram condições para se adaptarem e irem ao encontro desta nova realidade [covid-19]. O papel do ministério foi de acompanhar e monitorizar o que é o desafio que se foi colocando à agricultura portuguesa”, notou.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI