Portugal e a política agrícola: testemunho e propostas

Confagri 11 Mar 2021

O artigo divulgado aqui é parte integrante da última edição da Revista Espaço Rural da CONFAGRI, recentemente publicada, que dedicou um amplo destaque à Aplicação da PAC em Portugal, através da análise e contributos de diversos especialistas.

Excerto do artigo.

Há coisas que se devem fazer uma vez na vida e em idade madura. Este testemunho é uma delas. Cruzam-se aqui três biografias: a do autor, a de Portugal e a da Política Agrícola. Consentem-se trechos subjetivos, com carga ética e afetiva, daí a palavra testemunho; e talvez se pudesse escrever confidência, mas seria demasiado intimista.

O contributo para a Revista Espaço Rural organiza-se em dois artigos. Este primeiro é tecido na memória da minha vida, em simbiose com as memórias de Portugal, das agriculturas portuguesas e da política agrícola dos últimos cinquenta anos. O próximo será dedicado à política agrícola do presente e para o futuro.

A Alegoria Portugal e as quatro Agriculturas, publicada em outubro passado, condensa o que aprendi sobre as agriculturas do meu país e o que desejo para elas. É uma mensagem sobre a necessidade de compreensão da diversidade dessas agriculturas e um apelo ao aproveitamento da riqueza que ela transporta.

De entre as reações à alegoria, uma se destacou: “Professor, aquilo que propõe só seria possível se Portugal fosse uma Nação. Mas não é.”

Esta crítica é forte. Marcou-me e vai estar sempre presente neste texto. No diálogo sobre esta questão segue-se o seguinte percurso: primeiro, concordar que falta hoje a Portugal, em particular na política agrícola, algo para sermos o “nobre povo e Nação valente” que o nosso hino canta; segundo, identificar algumas das falhas que nos desmerecem; terceiro, identificar alguns sinais de esperança e caminhos na aproximação a um Portugal nobre, valente e mais inteligente e decente.

Continue a ler o artigo aqui

Para Subscrição da Revista Espaço Rural, poderá solicitar informações para: espacorural@confagri.pt

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI