O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social.
Na presente edição o Prémio será atribuído nas seguintes categorias:
- INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE – visa premiar entidades da Economia Social que se tenham distinguido pelo desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis para responder a problemas e desafios sociais ou ambientais em Portugal.
- ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO – visa premiar pessoas e entidades autoras de estudos e trabalhos de investigação no âmbito da Economia Social, designadamente, trabalhos sobre Cooperativas, Mutualidades, Fundações, Associações, Misericórdias e IPSS ou trabalhos transversais dentro do sector da Economia Social em Portugal.
- FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA – visa premiar instituições de ensino superior que se tenham distinguido pela qualidade da sua oferta formativa de nível pós-graduado (incluindo especializações, pós-graduações, mestrados e doutoramentos) no âmbito da Economia Social. Esta categoria, com regularidade bianual, integrará o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio na presente edição de 2021.
- TRABALHOS DE ÂMBITO ESCOLAR – visa premiar trabalhos da comunidade escolar, ao nível do primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico, ensino secundário e profissional, tanto a nível do ensino público como privado, que envolvam alunos e professores na vivência e difusão de teorias e práticas de Economia Social em Portugal.
- TRABALHOS JORNALÍSTICOS – visa premiar jornalistas que sejam autores de trabalhos jornalísticos publicados acerca de um tema diretamente associado à Economia Social em Portugal.
Prémio de Honra
O Prémio de Honra Personalidade da Economia Social 2021 visa distinguir pessoas singulares pela sua dedicação, ação e estudo na área da Economia Social, designadamente, pela sua carreira na gestão de entidades e/ou estudo do setor; promoção de ações inovadoras e sustentáveis; criação ou reforço de dinâmicas interinstitucionais; divulgação e contribuição para a relevância pública do tema; capacidade de mobilização social e melhoria das relações do setor com o Estado.
O Prémio de Honra Personalidade da Economia Social 2021 divide-se em duas subcategorias, sendo atribuído a personalidades que se tenham distinguido pela carreira e pela capacidade empreendedora:
- HONRA À CARREIRA – premiando uma personalidade pela sua carreira na gestão de entidades da Economia Social, no apoio e dinamização do setor, ou no ensino, promoção ou investigação no campo da Economia Social, contribuindo significativamente para o seu reconhecimento e desenvolvimento.
- HONRA À CAPACIDADE EMPREENDEDORA – premiando uma personalidade pelo seu contributo relevante para a conceção e promoção de ações e empreendimentos inovadores e sustentáveis no setor da Economia Social, em particular no seio das entidades que o integram, ou através de estudos promotores do empreendedorismo social.
Candidaturas
O período para submissão de candidaturas decorre entre 2 de maio e 31 de julho de 2021.