Prémios europeus Produção Biológica 2022

Confagri 28 Mar 2022

O crescimento do setor da agricultura, aquicultura e alimentação biológicas contribui grandemente para reduzir a utilização de fertilizantes químicos, pesticidas e antimicrobianos, sendo benéfico para o clima, o ambiente, a biodiversidade e o bem-estar dos animais. Por isso, considera-se que a produção biológica desempenha um papel fundamental na consecução dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu, da Estratégia do Prado ao Prato e da Estratégia de Biodiversidade. Por conseguinte, a Comissão fixou o objetivo de dedicar 25 % das terras agrícolas da UE à agricultura biológica até 2030 e de aumentar significativamente a aquicultura biológica.

Para atingir esse objetivo, a Comissão adotou, em março de 2021, o Plano de Ação para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica. A abordagem adotada no plano de ação é que, para estimular a produção biológica, a procura de produtos biológicos por parte dos consumidores deve aumentar. É necessário, portanto, sensibilizar mais o público para as características e os benefícios dos produtos biológicos.

Para o efeito, o plano de ação prevê a atribuição de prémios anuais que reconhecem a excelência na cadeia de valor da produção biológica. Destinam-se a galardoar os melhores e mais inovadores intervenientes do setor biológico, que contribuem para reduzir o impacto da agricultura no ambiente e no clima e para a consecução da Estratégia de Biodiversidade e da Estratégia do Prado ao Prato da UE. Estes prémios serão atribuídos pela primeira vez em 2022.

Consulte aqui toda a informação

Categorias e prémios

Os Prémios europeus Produção Biológica abarcam sete categorias, que incluem oito prémios. Recompensam os vários intervenientes na cadeia de valor da produção biológica que tenham desenvolvido um projeto de excelência, inovador, sustentável e inspirador, que gera verdadeiro valor acrescentado para a produção e o consumo de produtos biológicos. As ligações para os formulários de candidatura em linha estão disponíveis de 25 de março de 2022 a 8 de junho de 2022.

Categoria 1: Melhor Agricultora Biológica e Melhor Agricultor Biológico
O objetivo destes prémios é galardoar os agricultores (um homem e uma mulher). A sua organização cabe ao COPA-COGECA e à IFOAM Organics Europe.

Categoria 2: Melhor Região Bio
Este prémio destina-se a recompensar uma região. É organizado pelo Comité das Regiões Europeu.

Categoria 3: Melhor Cidade Bio
Este prémio destina-se a galardoar uma cidade. É organizado pelo Comité das Regiões Europeu.

Categoria 4: Melhor «Biodistrito»
O objetivo deste prémio é galardoar um polo bio. É organizado pelo Comité das Regiões Europeu.

Categoria 5: Melhor PME Bio
Este prémio destina-se a galardoar uma pequena ou média empresa (PME) de transformação de produtos biológicos sediada na UE. A sua organização cabe ao Comité Económico e Social Europeu.

Categoria 6: Melhor Loja de Produtos Alimentares Bio
Este prémio destina-se a galardoar um comerciante de produtos alimentares biológicos sediado na UE. A sua organização cabe ao Comité Económico e Social Europeu.

Categoria 7: Melhor Restaurante Bio
Este prémio destina-se a galardoar um restaurante, independente ou integrado num estabelecimento de hotelaria ou do setor da restauração, cuja ementa ofereça produtos biológicos certificados. A sua organização cabe ao Comité Económico e Social Europeu.

Estes prémios, de natureza não pecuniária, serão entregues a 23 de setembro, ou seja, por ocasião do Dia Europeu do Bio.

Estes prémios, de natureza não pecuniária, serão entregues a 23 de setembro, ou seja, por ocasião do Dia Europeu do Bio.

Organizadores
Os Prémios europeus Produção Biológica são organizados conjuntamente pela Comissão Europeia, pelo Comité Económico e Social Europeu, pelo Comité das Regiões Europeu, pelo COPA-COGECA e pela IFOAM Organics Europe.

O júri que decide sobre os projetos finalistas será composto por representantes das seguintes instituições e organizações:

Comissão Europeia
Comité Económico e Social Europeu
Comité das Regiões Europeu
COPA-COGECA
IFOAM Organics Europe
Parlamento Europeu
Conselho da União Europeia

Consulte aqui toda a informação

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI