Presidente da Cooperativa “A LAVOURA” defende redução dos custos fixos da energia na agricultura

Confagri 05 Jun 2020

A Cooperativa Agrícola “A Lavoura” de Paços de Ferreira recebeu uma Comitiva do Partido Comunista Português – PCP, liderada pela eurodeputada Sandra Pereira, que ali se deslocou para ouvir  as preocupações do sector cooperativo agrícola nacional.

O Presidente da Cooperativa, Idalino Leão, defendeu junto daquela comitiva que o aumento da produção agrícola tem de ser encarado como um desígnio nacional, pois trata-se da nossa soberania alimentar.

 

Só foi possível pedir um período de confinamento aos portugueses porque os alimentos continuaram a chegar às suas casas, fruto do trabalho do sector agroalimentar que se manteve a trabalhar, desde o campo, à indústria até à distribuição, levando alimentos à casa dos portugueses, referiu na ocasião.

Idalino Leão defendeu, também, serem necessárias medidas políticas que fomentem a produção e o consumo nacional. Entre essas medidas mais necessárias no imediato, referiu a redução dos custos fixos de energia para os agricultores na eletricidade e no gasóleo. A título de exemplo, adiantou que não faz qualquer sentido o agricultor pagar uma taxa de audiovisual para regar as suas culturas.

Uma outra medida defendida foi a necessidade de revisão da Contratação Pública, de forma a que nos cadernos de encargos das cantinas públicas sejam introduzidos critérios de seleção dos produtos baseada, por exemplo, na distância em que são produzidos. Esta medida teria um impacto muito significativo na produção nacional, na saúde dos portugueses, mas também na redução da pegada de carbono com os transportes, contribuindo assim para a sustentabilidade dos territórios.

Por seu turno, a eurodeputada do PCP reafirmou a vontade e disponibilidade do seu Partido para ouvir os agricultores e as suas cooperativas, considerando que este é um sector estratégico para qualquer país e que o PCP não deixará de o  defender nos locais próprios.

Ao concluir a visita, quer o Presidente da Cooperativa “A LAVOURA”, quer a Eurodeputada do PCP concordaram na necessidade de apelar aos consumidores para que alterem os seus padrões de consumo e privilegiem os produtos agrícolas nacionais.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI