Queijo de São Jorge protegido no novo acordo comercial entre a UE e o México

Confagri 24 Abr 2018

O queijo de São Jorge é um dos produtos agrícolas protegidos no âmbito do novo acordo comercial entre a União Europeia e o México. Numa nota enviada às redações, a Representação da Comissão Europeia em Portugal sublinha que «apesar destes resultados positivos, ainda existia uma ampla margem para melhorar a relação comercial, o que o novo acordo está a tentar resolver, ao tornar virtualmente todo o comércio de mercadorias isento de direitos».

Com o novo acordo, as exportações agrícolas da União Europeia deverão ser as principais beneficiárias, sobretudo quando em causa estão produtos como «as aves de capoeira, o queijo, o chocolate, as massas alimentícias e a carne de porco». Para além disso, este acordo comercial cria novas regras para simplificar e acelerar as formalidades administrativas e os controlos físicos dos serviços aduaneiros mexicanos.

Importa ainda referir que este documento pretende proteger 340 produtos alimentares e bebidas de imitação. Para além do Queijo de São Jorge, de Portugal, estão contemplados produtos como o queijo Comté, de França, o Szegedi szalámi, da Hungria, e as ameixas Magiun de prune Topoloveni, da Roménia.

«Isto significa que os produtores da União Europeia de especialidades tipicamente europeias deixam de lutar contra imitações, e quando os consumidores comprarem esses produtos podem fazê-lo sabendo que estão a comprar o produto autêntico», refere ainda a Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Fonte: Vida Rural

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI