Ramon Armengol liderará a organização de cooperativas agrícolas europeias nos próximos três anos

Confagri 28 Nov 2019

Cogeca elege novo presidente: Ramon Armengol liderará a organização de cooperativas agrícolas europeias nos próximos três anos.

Em Bruxelas 2019 marca um ano eleitoral e a Cogeca não é exceção. Hoje, a organização agro-cooperativa europeia realizou sua eleição para a Presidência e Ramon Armengol (Cooperativas Agro-alimentares de Espanha) foi eleito para liderar a organização agrícola por unanimidade. Ramon Armengol substituirá o atual presidente sueco, Thomas Magnusson (LRF).

Ao comentar sua eleição, Ramon Armengol afirmou que: “Estou honrado por ter sido eleito Presidente da Cogeca. Esforçar-me-ei por melhorar a promoção do modelo cooperativo, pois acredito firmemente que está entre os mais poderosos instrumentos sociais e económicos com a capacidade para melhor a estrutura do setor agroalimentar europeu. Tenho a honra de seguir os passos do Sr. Magnusson e espero poder continuar seu trabalho durante este período particularmente crucial para o futuro da agricultura na Europa.”

Ramon Armengol identificou para seu primeiro mandato três prioridades principais: assegurar meios de subsistência para os agricultores do presente e do futuro; alimentar uma população crescente; e aumentar as medidas climáticas e ambientais. O novo Presidente da Cogeca enfatizou que enfrentar três frentes será um desafio difícil, já que as ações num domínio podem ter efeitos contrário nos outros.

Para o Sr. Armengol, as cooperativas agrícolas europeias e sua consolidação são a chave para apoiar o setor agrícola da EU, do qual 96,2% das explorações são classificadas como familiares. “Olhando para os próximos desenvolvimentos de política, é fundamental defender o modelo cooperativo e apoiar o crescimento das cooperativas. O que precisamos da UE é um forte apoio e reconhecimento das nossas empresas democráticas. Ao promover a cooperação entre agricultores nos diferentes setores, os responsáveis políticos podem aumentar o rendimento dos agricultores, fortalecer sua posição na cadeia agroalimentar, ao mesmo tempo que melhoraram nossa competitividade no mercado global.

O Sr. Armengol terá seis vice-presidentes, também eleitos hoje: Agnieszka Maliszewska (Federacja Branżowych Związków Producentów Rolnych, Polónia), Tiina Linnainmaa (Pellervo, Finlândia), Thomas Memmert (Deutscher Raiffeisenverband, Alemanha), Leonardo Mempher (Alleanza delle Cooperative Italiane, Itália), Bernard Ader (COOP de France, França) e Jørgen Mikkelsen (Landbrug & Fødevarer, Dinamarca).

A eleição ocorreu durante uma intensa reunião de dois dias de representantes das cooperativas agrícolas europeias, durante a qual também ocorreu o Fórum Empresarial da Cogeca. Este evento reforçou o papel fundamental que as cooperativas agrícolas desempenham no alcançar dos objetivos económicos, ambientais e sociais. Com a colaboração das Nações Unidas, da Comissão Europeia e de representantes das cooperativas, o evento abordou a importância das cooperativas agrícolas para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Estratégia Farm to Fork.

Para assinalar a ocasião, a Cogeca lançou uma brochura apresentando mais de 80 histórias de toda a UE, mostrando o papel que as cooperativas desempenharam e continuam a desempenhar para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Fonte: Copa-Cogeca

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI