Resumo Climatológico de Setembro de 2019

Confagri 07 Out 2019

Setembro de 2019 classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação.

O valor médio da temperatura média do ar em Portugal continental, 20.95 °C, foi superior ao valor normal em 0.72 °C . Valores da temperatura média superiores, ao agora registado, ocorreram em cerca de 30 % dos anos desde 1931.

O valor médio da temperatura máxima do ar, 28.00 °C, foi 1.71 °C superior ao valor normal, sendo o 6º valor mais alto desde 2000. Valores da temperatura máxima superiores, ao agora registado, ocorreram em cerca de 20 % dos anos, desde 1931. O valor médio da temperatura mínima do ar, 13.90 °C, foi 0.26 °C inferior ao valor normal.

Na primeira quinzena do mês de setembro, considerando a média para Portugal continental, os valores de temperatura do ar foram, em regra, superiores ao valor médio (exceto nos dias 9 a 11). De destacar os valores de temperatura máxima, no período de 1 a 8 que estiveram muito acima do normal. Neste período verificou-se a ocorrência de uma onda de calor (com início no final de agosto), em cerca de 10% das estações meteorológicas e afetando principalmente a região do sul do país. Na
segunda quinzena os valores registados foram em geral próximos ou inferiores ao valor normal.

O valor médio da quantidade de precipitação em setembro, 19.8 mm, corresponde a cerca de 47 % (-22.3 mm) do valor normal mensal (Figura 5). Valores inferiores ocorreram em cerca de 30% dos anos desde 1931. De destacar a ausência de precipitação na primeira quinzena de setembro, e durante a segunda quinzena registaram-se valores de precipitação superiores a 1mm em 3 dias, 16, 17 e 21 (considerando a média para Portugal continental).

No final do mês setembro a região do interior Norte e Centro, a região de Vale do Tejo, a região do Alentejo e do Algarve continuam com valores de percentagem de água no solo iguais ou próximos ao ponto de emurchecimento permanente. Na região do Minho verificou-se um ligeiro aumento dos valores de percentagem de água no solo em relação ao final de agosto.

De acordo com o índice PDSI, no final setembro, mantém-se a situação de seca meteorológica, verificando-se um aumento da área em seca moderada nas regiões do Norte e Centro e uma diminuição da área em seca extrema na região Sul.

Deste modo, no final de setembro, a distribuição percentual por classes do índice de seca no território é a seguinte: 15.4 % seca fraca, 48.4 % seca moderada, 32.7 % seca severa e 3.4 % seca extrema.

Consulte aqui o Relatório

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI