O artigo divulgado aqui é parte integrante da última edição da Revista Espaço Rural da CONFAGRI.
Excerto do artigo.
Apesar da pandemia o sector do vinho resistiu. Embora a procura de vinhos no mercado nacional tenha sofrido uma quebra de valor superior a 236 milhões de euros (-22,5% em relação ao período homólogo) e que corresponde a uma perda de volume de cerca de 228 milhões de litros, as exportações cresceram mais de 3% em valor, atingindo quase 850 milhões de euros. Pela primeira vez desde que se conhecem registos, as vendas de todo o sector, no mercado nacional, foram inferiores às exportações.
Os fatores que nos levaram a estes números estão identificados apesar das medidas de crise que foram aplicadas, destilação e armazenagem de crise, que na verdade não tiveram grande impacto na quebra de vendas.
1. O confinamento foi decretado a partir de 16 de março de 2020;
2. Encerramento do canal Horeca e imposição das limitações de horários de venda nas grandes superfícies e lojas de conveniência e a consequente proibição do consumo na via pública, incluindo esplanadas e jardins, ainda que não comerciais.
3. A perda do fluxo turístico agravou ainda mais significativamente a deterioração das vendas de todo o sector, no mercado nacional;
4. Consumo per capita decresceu de 52,4 litros para 44,9 litros, no período 2019/2020, comparativamente ao período homólogo (dados preliminares INE);
5. Os operadores mais afetados foram os produtores com mais fraco poder negocial junto das cadeias da distribuição;
6. A insuficiente capacidade de armazenagem e as necessidades prementes de tesouraria foram agravadas devido à quebra de vendas e afetaram principalmente as pequenas e médias empresas do sector;
7. O impacto da diminuição de volume da certificação dos vinhos DO e IG pode colocar em risco a estratégia de aumento da proposta de valor dos Vinhos de Portugal e do pretendido aumento do preço médio, que tão essencial é para o reforço da melhoria do quadro das exportações nacionais.
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