Sinistralidade com Veículos Agrícolas. 34 mortos, 27 feridos e 116 ligeiros em acidentes no 1.º semestre de 2018

Confagri 21 Set 2018

Foi divulgado pela ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) o Relatório elaborado pela GNR (Guarda Nacional Republicana) relativo aos acidentes com Veículos (VA) registados no 1.º Semestre de 2018.

O relatório resulta de um trabalho elaborado por um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de proceder à análise da sinistralidade com veículos agrícolas e definir medidas de combate a essa sinistralidade.

O GT é coordenado pelo Secretário de Estado da Proteção Civil e pelo Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural e constituído por um representante: da GNR; da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR); da ACT; do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT); e da Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).

Os dados apontam para menos 2 vítimas mortais e menos 2 feridos graves face ao período homólogo em 2017, mantendo-se, no entanto, uma realidade que consideramos muito preocupante.

Os distritos de Coimbra (35), Porto (30) e Braga (27) são os que registam maior número de acidentes com VA, e no polo oposto encontram-se os distritos de Portalegre (4) e Setúbal (5).

Consciente desta realidade, a CONFAGRI tem realizado por todo o país Sessões de Esclarecimento, em colaboração com as Organizações de Ogricultores locais, a GNR e a ACT, visando a prevenção de acidentes com tratores e máquinas agrícolas e que alertam para a necessidade de formação obrigatória específica, ministrada por entidades acreditadas, entre elas a CONFAGRI, e continuará, por uma questão de responsabilidade social, inerente à sua natureza, a contribuir para a sensibilização e formação dos agricultores nesta área.

Em anexo: Relatório Sinistralidade Veículos Agrícolas

 

 

 

 

 

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI