Voto de Pesar n.º 459/XIII
Pelo Falecimento de Maria Antónia da Silva Figueiredo
Faleceu no dia 28 de dezembro Maria Antónia da Silva Figueiredo, Secretária-Geral Adjunta da CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL e Vice-Presidente da COGECA – Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas da União Europeia.
Natural de Alvaiázere, distrito de Leiria, era Engenheira Agrónoma de formação. Ingressou na CONFAGRI em 1988 e foi, desde a adesão de Portugal à então CEE, a mulher portuguesa que assumiu funções de maior representatividade associativa, no âmbito da agricultura, em Bruxelas.
Era também coordenadora do Departamento de Políticas de Mercados e Preços e das áreas das Ajudas ao Rendimento dos Agricultores da CONFAGRI e, desde 1997, Presidente do Observatório dos Mercados Agrícolas e Importações Agroalimentares.
Pelas suas reconhecidas qualidades de comunicação e profundo conhecimento na área agrícola, dinamizou para a RTP conteúdos relacionados com atividades desenvolvidas no mundo rural português, reproduzidos desde 2004 em centenas de programas, e participou em inúmeros colóquios e seminários junto de técnicos de cooperativas e associações agrícolas e de agricultores de todo o país.
Maria Antónia Figueiredo era uma mulher enérgica, combativa e dedicada, que dedicou uma boa parte da sua vida ao reforço do movimento cooperativo e dos agricultores portugueses, pelo que não só o setor cooperativo, mas todo o setor agrícola nacional fica mais pobre com a sua partida.
Reunidos em Sessão Plenária, os Deputados à Assembleia da República apresentam as mais sentidas condolências à família, amigos, colegas e todos quantos com ela privaram, reconhecendo a importância do seu legado para a economia agrícola nacional.
Palácio de São Bento, 30 de dezembro de 2017
As Deputadas e os Deputados