94% dos agricultores portugueses quer investir mais em digitalização no próximo ano

Confagri 15 Nov 2022

Fonte: vidarural.pt

O estudo “Agricultores e Digitalização”, encomendado pelo Grupo Vodafone à Savanta ComRes, revelou que 82% dos agricultores portugueses consideram que as tecnologias digitais podem contribuir para o sucesso da agricultura no futuro. O relatório destaca ainda que quase todos os agricultores portugueses (94%) planeiam investir mais em ferramentas digitais nos próximos 12 meses.

No entanto, segundo explicado em comunicado, 84% dos agricultores ​​querem mais apoio governamental para ajudar a resolver questões como o custo dos dispositivos e de outro hardware, barreira específica identificada por um terço dos inquiridos.

A formação foi outro entrave identificado. 46% dos agricultores portugueses querem formação para uso de soluções digitais, enquanto 42% consideram que melhorar a conectividade de internet móvel poderia ser um incentivo governamental para usar mais ferramentas digitais nas explorações agrícolas.

Metodologia

O inquérito foi realizado pela Savanta ComRes em 13 países: Alemanha; Grécia; Hungria; Itália; Países Baixos; Portugal; Roménia; Espanha; Peru; Egito; Quénia; África do Sul e Tanzânia. Na Europa o inquérito decorreu online, tendo sido feito por telefone em África. Em cada mercado foram inquiridos 50 agricultores, à exceção da Roménia, onde foram auscultados 21. Os inquiridos estão ligados a explorações agrícolas de várias dimensões. O trabalho de campo decorreu em setembro e outubro de 2022.

Leia a notícia aqui

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI