Agricultura biológica. Quota em Portugal é de 7%, em linha com a média da UE

Confagri 16 Out 2019

Fonte: expresso.pt

Salzburgo, na Áustria, é a única região europeia que tem mais de 50% das terras cultivadas de forma sustentável.

Em Portugal, 7% das terras agrícolas são cultivados com métodos sustentáveis, uma percentagem que iguala a média europeia nesta área, mostram as estatísticas do Eurostat divulgadas esta quarta-feira.

Os números do gabinete de estatística da UE mostram que Portugal fica, assim, à frente de países como a Alemanha (6,8%) ou França (6%), mas longe do pódio, onde estão presentes a Áustria (23,4%), a Estónia (19,6%) e a Suécia (19,2%).

No conjunto da UE, considerando as terras certificadas como áreas de produção orgânica, mas também as terras em conversão, a área dedicada a agricultura biológica somava 12.6 milhões de hectares em 2017, o que representa uma subida de 25% face a 2012, refere este estudo baseado nos últimos números conhecidos sobre o sector.

No caso de Portugal, há 253,7 mil hectares dedicados à produção agrícola biológica, mais 26,4% que em 2012.

Por regiões, aa evolução em 3 anos, o maior aumento na percentagem de agricultura biológica foi observado precisamente em Salzburgo e na Calábria (Italia), com subidas de 11 pontos percentuais, diz o Eurostat, sublinhando que estes números se referem ao período 2013 – 2016 (últimos dados conhecidos).

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI