Aicep: Japão é oportunidade para carne de porco, peixe, conservas e vinho

Confagri 12 Jul 2018

«O Japão ocupou a 39ª posição no ranking de clientes das exportações portuguesas em 2017, ficando no 28º lugar enquanto fornecedor, sendo o montante das exportações de 145,7 milhões de euros, o maior valor dos últimos cinco anos»

Os setores tradicionais da economia portuguesa têm «já o seu lugar no Japão, têm ainda muito espaço para aumentar a sua quota de mercado», garante a Aicep — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal na sua “Ficha de Mercado do Japão”, agora publicada.

A carne de porco, o peixe, as conservas, o vinho, os derivados do tomate, os têxteis-lar, o vestuário, o calçado de couro, os produtos em cortiça e as cerâmicas utilitárias e decorativas, são exemplos de setores com potencial de crescimento, referem os analistas da Agência.

Por outro lado, diz a Aicep, há ainda espaço para outros setores, como as energias limpas, o eco negócio, a biotecnologia, o equipamento médico, os produtos químicos e farmacêuticos, os novos materiais, a mobilidade elétrica, as TIC e a inteligência artificial, entre outros, onde a inovação e o espírito empreendedor são fundamentais.

A Ficha de Mercado do Japão, em anexo, faz uma análise da economia japonesa, das relações económicas Portugal-Japão e das condições legais de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

O Japão tem uma população de cerca de 127,5 milhões de habitantes, em 2017, e um elevado poder de compra, registando um Produto Interno Bruto (PIB) per capita estimado de 38 209 USD, segundo dados do EIU – The Economist Intelligence Unit.

O país apresenta o terceiro maior PIB mundial, em termos nominais, a seguir aos Estados Unidos da América e à China. O Japão foi o quarto exportador e importador mundial em 2017 e o quarto mercado emissor de investimento direto no exterior em 2016.

A política económica que vem sendo seguida pelo atual Governo do Japão baseia-se no estímulo orçamental, numa política monetária menos restritiva e em reformas estruturais. O crescimento do PIB situou-se em 1,7 por cento em 2017, prevendo o EIU um acréscimo, em termos percentuais, ligeiramente inferior para 2018, de 1,4 por cento.

Em termos do relacionamento económico bilateral, no âmbito do comércio internacional português de bens, o Japão ocupou a 39ª posição no ranking de clientes das exportações portuguesas em 2017, ficando no 28º lugar enquanto fornecedor, sendo o montante das exportações de 145,7 milhões de euros, o maior valor dos últimos cinco anos.

O número de empresas portuguesas que exportam produtos para o Japão tem vindo a aumentar, verificando-se um acréscimo de cerca de 25 por cento em 2017 face a 2013.

Ao nível das trocas comerciais, nas últimas décadas registou-se uma maior abertura do mercado japonês ao exterior, tendo sido implementadas várias medidas nesse sentido. A generalidade das mercadorias pode ser importada livremente, sendo apenas exigido licenciamento prévio para as que ainda se encontram sujeitas a aplicação de quotas ou a restrições específicas.

A entrada de produtos que possam prejudicar a segurança, moral e saúde públicas, que violem direitos de propriedade intelectual ou a lei da concorrência, é estritamente proibida (Goods with Prohibitions, Controls and Restrictions).

Importa, no entanto, referir que tratando-se de um mercado muito rigoroso em termos da qualidade e segurança dos produtos, pode haver necessidade de observar vários tipos de exigências, como requisitos de certificação; regras relativas à embalagem e inspeções sanitárias e fitossanitárias, que dificultam e tornam complexos os processos de importação.

Fonte: Agricultura e Mar Actual

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