Álvaro Amaro defende que Pacto Ecológico contribuirá para acentuar as disparidades entre ricos e pobres

Confagri 12 Jun 2020

Fonte: PSD

Na última reunião da Comissão da Agricultura do Parlamento Europeu, decorreu a audição à Comissão Europeia sobre a estratégia «do Prado ao Prato» com os dois diretores gerais, da Agricultura e da Saúde e Segurança dos Alimentos, para desenvolver a comunicação de apresentação desta estratégia, do passado dia 20 de maio.

Segundo Álvaro Amaro, “desta estratégia do prado, que de prato tem muito pouco, não percebo a lógica subjacente aos objetivos estabelecidos, não compreendo a defesa de uma ambição que não é acompanhada de financiamento adequado, e não partilho do otimismo em relação à nova arquitetura verde“, que, na opinião do Eurodeputado Social-Democrata, “contribuirá para acentuar as disparidades entre ricos e pobres, entre o campo e as cidades.

Para o Eurodeputado do PSD, “um exemplo, entre tantos, que demonstra a orientação ideológica duvidosa desta estratégia” é a garantia da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, uma agência da Comissão Europeia, de que a produção europeia cumpre os critérios de saúde pública, no que à presença de fitofármacos diz respeito. Álvaro Amaro interroga então a razão pela qual a mesma Comissão vem propor que, pelos mesmo motivos de saúde pública, se reduza a utilização de fitofármacos na agricultura: “Fará sentido? Não estará a contradizer-se?

Ainda, sobre este objetivo, Álvaro Amaro questionará a Comissão Europeia se “apesar da assinalável redução de 43% na venda e utilização de fitofármaco entre 2011 e 2018, segundo dados do Eurostat, obrigará a Comissão ainda Portugal a uma redução acrescida de 50% ou apenas numa percentagem menor, e como como foi definido o padrão.”

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI